
Após denúncia de Sindicatos, Rede Vitória é multada em R$ 416 mil por descumprir jornadas de trabalho
O Ministério Público do Trabalho multou a Rede Vitória (Record no ES) em R$ 416.525,00, a ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador — FAT.
A penalidade foi imposta pelo MPT após a emissora ter descumprido às cláusulas 1ª e 2ª do TAC n.º 118/2015 quanto a não concessão do intervalo intrajornada, interjornada e extrapolação da jornada diária além do limite legal estabelecido.
A denúncia partiu dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas no Espírito Santo, que levaram ao MPT, as inúmeras reclamações por parte dos profissionais da emissora quanto ao desrespeito às jornadas de trabalho ao extrapolar frequentemente a carga horária legal, além de infringir os direitos à intrajornada e interjornada, como de intervalos para lanches e almoço.
Mesmo após ter sido notificada, em audiência, para apresentar manifestação quanto às irregularidades encontradas, a Rede Vitória permaneceu sem se manifestar, comprovando a burla à legislação vigente.
O Sindijornalistas está estudando junto ao jurídico da entidade medidas que garantam, além do respeito à jornada conforme previsto na legislação e convenção da categoria, medidas judiciais que reparem todo o período em que os profissionais realizaram jornada acima do permitido.
Para isso, é importante os jornalistas estarem sindicalizados para fortalecer a propositura de ações coletivas em benefício da categoria. Recentemente tivemos vitórias para jornalistas atuantes na Codesa, Rede Gazeta e Rede Tribuna (em execução) referente à burla a jornada e demais direitos trabalhistas.
Apesar dos diretores do Sindijornalistas/ES serem voluntários, temos custos com a manutenção da sede, funcionária, escritórios de advocacia e de contabilidade que atuam nas demandas sindicais em defesa da categoria. Filie-se, contribua com o seu sindicato e vamos juntos fortalecer nossa categoria e profissão!