trusted online casino malaysia

Curso começa com sala cheia

O curso sobre “Gêneros, estilos e textos nos meios de informação” oferecido pelo Sindicato dos Jornalistas começou no último sábado (4/10) com sala cheia. As aulas acontecem aos sábados, de 8h30 às 13h, no Espaço Bauhaus, em Jardim da Penha. Os dois primeiros módulos do curso, que conta com 30 alunos, serão ministrados pela mestre em Língüística, Marcia Telesca Kerckhoff. 

Voltado para profissionais e estudantes do oitavo período de Jornalismo, o conteúdo programático abrange os seguintes tópicos: Gêneros jornalísticos; a unidade do texto; pontuação; vícios de linguagem; as escolhas lingüísticas (seleção lexical, uso dos tempos verbais, opção sintática, modalização) e sua feição estilístico-ideológica; análise e produção de textos jornalísticos e revisão de aspectos gramaticais.

Para a assessora de Comunicação do Banestes, Dora Dalmasio, o primeiro dia de aula atendeu a expectativa. “A oficina esta nos conduzindo para uma revisão de fundamentos práticos e teóricos importantes para o aperfeiçoamento de nossa performance profissional”, disse. Avaliação também compartilhada pelas jornalistas Keila Corrêa e Jadna Duque. “Gostei muito do tema e da condução da aula”, destacou Jadna.

Com carga horária de 24 horas, as aulas começaram no último dia 4 e vão até o dia 25 de outubro. A definição dos cursos oferecidos pelo Sindicato é feita a partir das sugestões dos próprios jornalistas e, posteriormente, os conteúdos e a concepção de cada um deles são estabelecidos mediante consultas a professores e profissionais do mercado. Na realização do curso “Gêneros, estilos e textos nos meios de informação” o Sindicato conta com o patrocínio da Samarco. 

 Ministrantes

Marcia Telesca Kerckhoff é mestre em Língüística Aplicada (UFRJ), especialista em Língua Portuguesa (UFES) e licenciada em Letras Português –Inglês (UFRJ). Professora adjunta da UVV leciona Língua Portuguesa, Comunicação e Retórica e Semiótica nos cursos de graduação, seqüenciais e de graduação tecnológica da Instituição. Também atua como pesquisadora externa associada ao Projeto LingNet (UFRJ), cujo foco de estudos é a interação e o discurso em contextos multimidiáticos e digitais.

Maria Luiza de  Barros Faria é especialista em Lingüística  Aplicada (UFES) e tem licenciatura plena em Letras  Português – Francês (UFES). Docente com vasta experiência, atuando há doze anos no Ensino Superior em vários cursos da UVV. Atualmente, com dedicação exclusiva ao Curso de Direito, onde leciona Linguagem Jurídica e Monografia II. Sua experiência profissional também inclui a participação como instrutora em cursos preparatórios para concursos.