Mais uma vez, decisão da Justiça Capixaba fere os princípios da liberdade de imprensa ao determinar a retirada de informação jornalística de circulação.

Dessa vez, a justiça determinou que sites como Valor Econômico, ES Hoje, Sindipúblicos, Sindibancários, entre outros, retirassem do ar reportagens que informam que, segundo divulgado pela Polícia Federal, o presidente do Banestes fora citado durante investigação da Operação Lava Jato.

O coordenador geral do Sindijornalistas, Douglas Dantas, comenta que “causa estranheza, em pleno Estado Democrático de Direito, a justiça agir contrária à liberdade de imprensa, determinando que publicações sejam excluídas do ar retornando aos sombrios tempos da ditadura, em que cidadãos eram impedidos de conhecer de fato o que acontecia na sociedade.”

O Sindicato entende que decisões como essa fragilizam a democracia brasileira, que vem sendo atacada por setores da sociedade que por ora tentam retomar práticas violadoras de direitos usadas no período ditatorial.

Defendemos a plena liberdade de imprensa, o direito à informação e a atuação dos jornalistas. E ressaltamos que a Justiça deve obrigar, quando o necessário, que o veículo informativo publique a versão do noticiado, mas nunca censurá-los, salvo casos específicos de calúnia e difamação.

Por fim, cobramos do Governo do estado um posicionamento no sentido de garantir que todos os seus gestores nomeados respeitem os princípios da liberdade de imprensa e defesa do exercício do jornalismo.