trusted online casino malaysia

Controle da jornada

Duas importantes conquistas dos jornalistas dizem respeito ao controle da jornada de trabalho com a implantação do relógio de ponto nas redações de A Gazeta e A Tribuna.

Duas importantes conquistas dos jornalistas dizem respeito ao controle da jornada de trabalho com a implantação do relógio de ponto nas redações de A Gazeta e A Tribuna. Suzana Tatagiba diz que o controle da jornada de trabalho é um passo em direção ao fim da precarização das relações de trabalho.

“O sindicato apresentou as denúncias e o Ministério Público agiu e no caso do jornal A Gazeta levou a empresa a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, em novembro de 2004, se comprometendo a pagar as horas devidas aos profissionais”, lembra Suzana. O descumprimento do termo levou o Sindijornalistas a fazer nova denúncia no ano passado, o que levou a justiça a determinar o pagamento das horas devidas.

Em A Tribuna, apesar do relógio de ponto ter sido instalado, as horas extras são pagas de acordo com alguns critérios estabelecidos pela empresa. “Com base nesses critérios, o editor avalia se o jornalista deve ou não receber as horas extras computadas. Uma ação está em andamento na justiça para restabelecer o pagamento integral das horas trabalhadas”, afirma a presidente do Sindijornalistas.