trusted online casino malaysia

A construção da igualdade racial na mídia

Além de receber o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, no período de 2 a 6 de abril, Maceió também sediará o I Encontro Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (I Enjira), que acontecerá no dia 2, das 8hs às 17hs, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá, com o tema “Os jornalistas e a construção da igualdade racial na Mídia”.

O evento vai reunir cerca de 100 participantes entre os integrantes das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba e Bahia, além do Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros do Rio Grande do Sul; profissionais que discutem a temática nos demais sindicatos da categoria e em outros Estados do Brasil.

Para Valdice Gomes, 2ª vice-presidenta da Fenaj e coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), a realização do I Enjira é um anseio antigo dos profissionais que participam dos coletivos que lutam contra o racismo no âmbito dos Sindicatos de Jornalistas do Brasil. Segundo ela, o objetivo é fomentar a discussão sobre a temática racial no centro dos debates de todos os sindicatos da categoria.

Grandes nomes da mídia étnica nacional estarão presentes no painel de debates, a exemplo de Cleidiana Ramos, repórter especial do jornal “A Tarde”, sediado em Salvador (BA), especializada em questões ligadas à identidade e religiosidade afro-brasileira; o jornalista Washington Andrade, diretor-geral do Portal Áfricas, que vai falar sobre os desafios do jornalista negro na produção do jornalismo étnico; além de Rosane Borges, doutora em Ciências da Comunicação, especialista em visualidade, jornalismo, relações raciais e gênero.

De acordo com Valdice, o tratamento dado pela mídia à população negra ainda é de invisibilidade ou marcado pelo preconceito e os estereótipos. “Nossa luta é para que os profissionais dos meios de comunicação também cumpram o seu papel de promotores da igualdade racial no cotidiano das suas redações”, destacou.

Jornalistas e estudantes de jornalismo interessados em participar do I Enjira já podem fazer inscrição no site do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas: www.36congressojornalistas.com, onde também constam todas as informações sobre o evento.

Fonte: http://36congressojornalistas.com/