trusted online casino malaysia

A Gazeta demite jornalista Dudu Santos, que estava de férias em casa

Insensatez, falta de habilidade, de respeito, ética, e preparo. Maldade mesmo! Foi assim que o Sindicato dos Jornalistas encarou a demissão do repórter Eduardo Santos, o Dudu, ocorrida na manhã do dia cinco de março, na redação de A Gazeta/Notícia Agora, em Vitória (ES), quando estava em seu primeiro dia de férias.

 

O profissional mais bem informado em matéria de noticiário policial se preparava para curtir com mulher e filhos o seu primeiro dia de férias, depois de um ano duro de jornalismo sério e responsável à frente da editoria de polícia do popular Notícia Agora. De repente, toca o celular. Era a secretária particular do editor-chefe, Antônio Carlos Batista Leite, o Cacá. Ele pediu que Eduardo Santos fosse ao jornal para uma conversa. 
 

Profissional e responsável, Dudu Santos não quis nem saber do que se tratava e, mesmo de férias, seguiu imediatamente para o seu local de trabalho.Na redação do Notícia Agora/A Gazeta, Eduardo Santos, em um encontro rápido e rasteiro, recebeu a informação de que estava demitido. "Vou fazer umas mudanças na editoria de polícia do NA e vou colocar outro profissional em seu lugar. Quando você voltar de férias voltaremos a conversar. Você está demitido". Foi o que disse pronta e secamente o editor-chefe.

 Sem entender nada, mas ciente de que qualquer empresa pode contratar ou demitir qualquer profissional, Eduardo Santos voltou para casa, onde fez o comunicado a família: "Não podemos curtir nossas férias. Fui demitido", informou ele. Acabaram os 30 dias de férias de Dudu em razão da falta de ética, respeito, habilidade e sensatez por parte do chefe maior da redação de A Gazeta e Notícia Agora, Antônio Carlos Batista Leite, o Cacá. “Anunciar a demissão de um cidadão no primeiro dia de férias é uma ação desrespeitosa, uma falta de preparo", disse o Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Jornalistas, Chico Pardal, repórter de A Gazeta e colega de Dudu Santos por longos anos na imprensa capixaba.

Como sempre faz, a empresa não explicou e acha que não tem a obrigação de explicar qualquer demissão. Porém, a repercussão do ocorrido foi tão grande que caiu nas redes sociais. O primeiro a se manifestar pelo facebook foi o radialista e ex-funcionário da Rede Gazeta, Jair de Oliveira. Os protestos foram grandes e desgastes para o chefões da Rede Gazeta também seguiram no mesmo sentido.

Cacá, como é conhecido Antônio Carlos Batista Leite, reuniu alguns de seus chefes e editores e deu explicações internas. Diante da plebe da redação do Notícia Agora/A Gazeta, Cacá entrou em contradição dizendo: “a demissão do Eduardo (Santos) não foi nada planejada, mas já estava pensando nisso. Preciso dar uma balançada, uma sacudida na editoria de polícia do NA". Para Chico Pardal, a atitude foi ilegal. "Ele não podia demitir o colega nas férias. Que fosse no primeiro ou último dia, mas nas férias nunca. A lei não permite”, disse com base na CLT. "Infelizmente, o desrespeito para com os profissionais passou a ser prática em algumas redações. Vejo isso com tristeza. Além de buscar providências jurídicas, o SindiJornalistas quer discutir com a categoria uma campanha de respeito a nossa profissão e aos nossos trabalhadores", declarou Suzana Tatagiba,  presidente do Sindicato dos Jornalistas.

 O Sindicato dos Jornalistas, através do Diretor de Assuntos Jurídicos e repórter de A Gazeta, Chico Pardal, está estudando com o advogado André Moreira uma forma de processar a Rede Gazeta por mais um erro de um dos seus prepostos. "Conversei com o Dudu, mas ele prefere não se manifestar sobre o assunto. Percebi que Dudu está chateado e não poderia ser diferente, mas prefere não se manifestar", disse Chico Pardal.