trusted online casino malaysia

Ações em defesa dos jornalistas

Em todo o País foram registrados oficialmente 41 casos de violência contra jornalistas na cobertura das manifestações sendo quatro deles no Espírito Santo. Diante da insegurança a que está sujeita a categoria neste momento, os sindicatos de jornalistas e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) têm protestado contra a violência por parte da polícia e também de manifestantes, tomando medidas para garantir a integridade moral e física dos jornalistas que trabalham na cobertura do movimento. 

Na última terça-feira (3/7), em reunião convocada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado, jornalistas denunciaram arbitrariedades e agressões cometidas por policiais e por manifestantes. Diante da gravidade dos fatos foi decido, em caráter de urgência, que o Sindijornalistas e a Fenaj busquem uma reunião com o governador Renato Casagrande e com o Secretário de Estado de Segurança, André Garcia para discutir formas de proteção aos jornalistas na cobertura das manifestações.

Esta é uma entre várias medidas que estão sendo tomadas para tentar evitar novos casos de violência, segundo a presidente do Sindijornalistas, Marília Poletti. Para ela, algumas pessoas – uma minoria – ainda não conseguem dissociar quem é dono de empresas de comunicação e quem é trabalhador. “Jornalista é trabalhador e está na rua cumprindo sua função”.

O Sindijornalistas reconhece como legitimas e democráticas manifestações realizadas de forma pacífica, mas repudia ações violentas não apenas contra os jornalistas mas contra qualquer cidadão. Cabe aqui, destacar, que a sociedade e o Jornalismo vêm participando ao longo da história das mais diversas lutas.

Na ditadura militar muitos jornalistas perderam a vida na defesa da liberdade de expressão e tiveram atuação intensa em momentos importantíssimos para a democracia do País, como as campanhas pela Anistia e pelas eleições diretas para presidente. O Jornalismo tem dado uma contribuição fundamental para a consolidação da democracia no Brasil e, como sugeriram os jornalistas presentes na reunião, outra ação do Sindicato será a realização de uma campanha de conscientização sobre o papel histórico do Jornalismo na sociedade.

“As manifestações pacíficas que estão ocorrendo nos dias atuais são possíveis, também, por causa da luta histórica dos movimentos sociais e da sociedade civil, incluindo os trabalhadores da imprensa que afrontaram a ditadura militar e conseguiram restabelecer a democracia no País”, destaca a presidente do Sindicato.

É importante também lembrar que uma das bandeiras da categoria nesse movimento, por meio de suas entidades representativas, é a democratização da comunicação no Brasil, uma luta antiga dos jornalistas, da Fenaj e de diversas entidades da sociedade civil.

Plantão – O Sindijornalistas está com sua assessoria jurídica de plantão para atender a categoria através do telefone (27) 9759.2699. Ao longo desta semana o Sindicato e a Fenaj estão desenvolvendo as atividades planejadas durante a reunião com os jornalistas e que, irão sendo informadas em nosso site e no facebook.com/sindijornalistasES  Um novo encontro da categoria esta previsto para a próxima terça-feira, dia 9.