trusted online casino malaysia

Aos jornalistas e à sociedade capixaba

 

Neste momento de tanta insegurança institucional e de práticas autoritárias e necropolíticas do Governo Bolsonaro, que atingem toda a sociedade, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo, reitera sua histórica defesa da DEMOCRACIA e do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e, neste sentido, declara seu apoio às candidaturas progressistas de Renato Casagrande, para governador do Espírito Santo, e de Lula, para presidente do Brasil, nas eleições de segundo turno que ocorrem em 30 de outubro de 2022.

Na Carta Aberta, a seguir, e destinada aos jornalistas e à sociedade em geral, reafirmamos nossos compromissos com a liberdade de expressão e de Imprensa e com o jornalismo ético e responsável que abomina a desinformação que povoa as mídias sociais, confundindo o eleitorado.

A hora é de continuar lutando pela liberdade, paz e princípios éticos que guiam nosso fazer jornalístico a cada dia de trabalho!!!

 

CARTA ABERTA AOS JORNALISTAS E AO POVO  DO ESPIRITO SANTO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo (Sindijornalistas/ES) e a Federação Nacional dos Jornalistas vêm a público conclamar os jornalistas e as jornalistas, bem como o povo do Espírito Santo, para a defesa do Estado Democrático de Direito, da liberdade de expressão e de imprensa, da valorização do jornalismo profissional e do exercício profissional, bem como da valorização da comunicação pública.

Em toda sua existência, ao longo de 43 anos, o Sindijornalistas/ES  tem pautado suas ações  pela defesa dos direitos fundamentais da sociedade, da democracia e da categoria,  atuando com o conjunto da sociedade na defesa de  uma nação mais solidária e mais humanitária.

Nosso Código de Ética diz expressamente que devemos nos opor “ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos” e ainda “defender os princípios constitucionais e legais, base do Estado Democrático de Direito”, entre tantos pontos que nos colocam em posição oposta à do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.

Diante do momento atual, em que se aproxima o segundo turno das eleições para presidente e para governadores, alertamos para a importância fundamental de manter tanto em nível local   quanto nacional, a liberdade que tantas vidas custou ao povo brasileiro.

O jornalismo é um todo integrante da sociedade e, como tal, não pode ignorar as agressões que a categoria  vem sofrendo   em nível nacional e, mais particularmente,  desde 2019,  por parte do chefe do Executivo do país o que  contribuiu para aumentar a violência contra  jornalistas.  São números altamente preocupantes registrando-se 135 casos em 2018, e 435, em 2021, conforme denuncia  relatório anual da Federação Nacional dos Jornalistas ( Fenaj).

Não bastasse isso, a falta de políticas públicas efetivas e a desastrosa política econômica do governo federal agravam cada vez mais as desigualdades sociais no país. É impossível ignorar, também, que o Brasil é liderado por um  presidente e candidato à reeleição que manifesta, reiteradamente,  comportamento machista, misógino, preconceituoso e homofóbico.

Diante do processo eleitoral em sua fase final, o SINDIJORNALISTAS/ES  alerta para escolhas dos novos mandatários, e em especial,  para  candidaturas sem compromisso  e respeito com a democracia e o Estado Democrático de Direito. Neste sentido, vem a público manifestar seu apoio ao candidato da coligação do campo progressista,  Renato Casagrande,  destacando, de forma contundente, a importância do Estado se comprometer com  compromissos significativos e importantes para o jornalismo e para a sociedade capixaba no campo da gestão e da administração da Comunicação Pública, a saber:

 

 

  • Realizar concurso público para jornalistas para órgãos do Executivo e Autarquias, bem como para o sistema RTV/ES, de forma a suprir a demanda necessária de servidores efetivos;
  • Respeitar a lei de regulamentação da profissão do jornalismo evitando desvio de função, com servidores contratados em cargos administrativos para atuar  como jornalistas.
  • Estabelecer como requisito para atuação em cargos cujas atribuições sejam jornalísticas, o diploma e registro profissional de jornalista.
  • Implantar gestão de salários em conformidade com o piso jornalístico
  • Promover junto às Secretarias e órgãos públicos, sob comando do Executivo, que contratam assessorias de comunicação e jornalistas em cargos comissionados, que se respeitem a jornada diária de trabalho do jornalista, estabelecida nacionalmente em 5 horas diárias;
  • Garantir uma gestão democrática e participativa no sistema RTV com a participação de representantes sindicais dos trabalhadores com diálogo na tomada de decisões, principalmente com relação a programação;
  • Por uma programação variada e diversificada que atenda os preceitos da comunicação pública e atenda à sociedade
  • Pela valorização dos servidores com respeito aos profissionais efetivos e garantia de isonomia salarial e um plano de cargos e salários justo para todos os servidores do sistema rtv e demais assessores de imprensa do governo;
  • Estabelecer uma mesa permanente de diálogo com movimentos sociais e sindicais e colocar em prática, efetiva política salarial no serviço público cujos salários estão submetidos à histórica perda salarial.

Hoje, bem como em toda sua história e trajetória, o  Sindijornalistas/ES e a Fenaj, continuarão a lutar por uma sociedade democrática onde sejam praticados  valores fundamentais para uma existência solidária, justa,  humana e livre!

 

Vitória, 24 de outubro de 2022

SINDIJORNALISTAS/ES – FENAJ

Suzana Tatagiba Fundão

Coordenadora Geral do

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do E. Santo