
Campanha Dívida Zero quer revitalizar o SINDIJORNALISTAS/ES
Está em curso a campanha de revitalização do SINDIJORNALISTAS/ES que objetiva sanear as finanças da entidade. Por motivos diversos, que vão desde as nefastas políticas econômicas até a precarização e baixos salários na profissão, sindicatos em todo o país têm sofrido graves consequências, o que inviabiliza grande parte das demandas financeiras. No Espírito Santo não é diferente e, segundo a diretora financeira, Vívia Fernandes, a entidade tem feito todo o esforço para pagar as contas regularmente, mas a receita tem ficado aquém das reais necessidades que as lutas exigem.
“Sabemos que o cenário é difícil, mas a inadimplência não pode permanecer indefinidamente. Por ser histórica, ela vira e volta coloca em risco a existência da entidade que, no próximo ano, completará 45 anos em defesa da categoria”.
A diretora esclarece também que, nos últimos anos, as despesas têm sido reduzidas ao máximo. Hoje o sindicato conta com apenas com uma funcionária e um turno de trabalho, no período da tarde, e, segundo registra, mesmo com todo controle há deficit, conforme demonstra o último balanço contábil-financeiro apresentado à categoria em Assembleia de Prestação de contas.
“O saldo negativo é pequeno, mas temos que melhorar nossa arrecadação para reforçar inclusive a luta sindical”. Segundo a diretora, é urgente revitalizar as finanças de forma não apenas a cumprir compromissos contábeis/financeiros, mas também para promover diferentes ações voltadas à profissão e que faz parte da trajetória da entidade. O quadro é desafiador e, como explica Vivia Fernandes, exige participação coletiva.
Atualmente, cerca de 25% jornalistas estão em dia com a entidade que tem em seu quadro, 482 associados/as. Estão incluídos neste número 202 aposentados que são desobrigados de pagar a mensalidade sindical. O número de inadimplentes é alto, particularmente porque a grande maioria de jornalistas faz pagamento de forma avulsa o que, nem sempre, é feito regularmente.
Campanha– A Campanha Dívida Zero está sendo desenvolvida exatamente para que jornalistas em dívida possam ficar em dia com as mensalidades e contribuir para o fortalecimento da própria categoria. A primeira fase da campanha vai até 20 de dezembro e o valor máximo de quitacão é de R$ 500,00 ( quinhentos reais) independente do montante. Este valor pode ser pago à vista ou parcelado em cartão de crédito.
Uma equipe do Sindicato está fazendo contato com associadas/os, mas quem quiser informações pode utilizar o Whatsapp 27 9759 26 99 e o telefone comercial 27 3222 26 99. O Sindicato funciona de segunda a sexta, das 13 às 18 horas.
Participe das ações e fortaleça o SINDIJORNALISTAS/ES.