trusted online casino malaysia

Coletivo de Saúde do Sindijornalistas realiza debate sobre assédio moral

O Coletivo de Saúde do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo inicia no sábado, dia sete de maio, o 1º Ciclo de Debates sobre Saúde do Jornalista.  O tema abordado será “Assédio moral no ambiente de trabalho e impactos na saúde do jornalista”. A atividade, que é voltada para profissionais e estudantes da área, acontecerá a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Bancários, localizado na rua Wilson Freitas, nº 93, no Centro de Vitória.

Os debatedores serão a secretária geral do Sindijornalistas, Sueli de Freitas; o advogado do Sindijornalistas e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), André Moreira; e o professor do departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes, Mestre em Psicologia na área de Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Psicologia Social na área de Psicologia de Trabalho e Organizacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Drumond.

O debate sobre assédio moral será o primeiro de uma série de temas a serem discutidos junto com a categoria para conhecer mais profundamente a realidade dos jornalistas no que diz respeito aos impactos causados na saúde desses trabalhadores em virtude de sua atividade profissional. Os próximos assuntos a serem discutidos ainda não foram definidos.

De acordo com a coordenadora do Coletivo de Saúde, integrante do Conselho Fiscal do Sindijornalistas e da Coordenação do Departamento de Saúde e Previdência da Fenaj, Gláucia Regina Loriato, o assédio moral será o primeiro tema colocado em debate por ser uma prática muito comum no ambiente de trabalho dos jornalistas, seja nas redações ou nas assessorias de imprensa. “É muito importante que a categoria participe. O coletivo de saúde quer se aproximar da base e saber de que forma o assédio moral e outras ações que causam impactos negativos na saúde dos jornalistas se manifestam no dia a dia para que possamos formular propostas de políticas de saúde”, explica Gláucia.

No debate, a categoria terá acesso a informações sobre o que é assédio moral, quais os impactos que ele pode trazer para a saúde do jornalista e os procedimentos jurídicos que devem ser adotados por quem sofre esse tipo de problema. Após a fala dos palestrantes, o debate estará aberto para os participantes.
As discussões realizadas no Ciclo de Debates irão nortear um seminário sobre saúde do jornalista, que pretende ser realizado ainda no primeiro semestre deste ano. O evento terá como objetivo formular, juntamente com a categoria, propostas políticas na área da saúde. O coletivo de saúde do Sindijornalistas foi instituído em novembro de 2010 e está aberto à participação de toda categoria.