trusted online casino malaysia

Concurso da Assembléia: Sindicato vai acionar a Justiça para pedir a devolução de taxa

O Sindicato dos Jornalistas vai mover uma ação coletiva pedindo a devolução da taxa de inscrição, paga pelos jornalistas que participaram do concurso da Assembléia Legislativa do Espírito Santo cancelado no último dia 1º, após a descoberta de que a prova de Português aplicada foi a mesma utilizada em concurso da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado no ano passado.

O Sindicato já encaminhou à Assembléia Legislativa o pedido de informação que dará início a ação coletiva que será movida pelo Sindijornalistas contra a Assembléia Legislativa, pedindo a devolução da taxa de inscrição para os cargos de jornalistas. A  Mesa Diretora da Casa tem 15 dias, conforme determina a lei, para responder as informações solicitadas pelo Sindicato. Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Suzana tatagiba, a medida visa garantir o direito dos jornalistas que querem a devolução do dinheiro pago.

Para a presidente do Sindicato dos jornalistas, é necessária a  profissionalização do serviço público no Brasil.  “A realização de concursos para cargos públicos e a correspondente redução dos comissionados é um dos princípios básicos para a melhoria da eficiência e princípio de igualdade e de oportunidade de acesso”.  Ela ressalta ainda, que a conclusão do concurso é uma questão ética para a Assembléia, que é uma Casa de Lei e que o sindicato vai continuar a acompanhado o processo.

O Sindijornalistas integra a Comissão Especial de Acompanhamento (CEA)  formada por uma equipe interna da Assembléia –  representantes da Mesa Diretora, Direção Geral, Procuradoria Geral e Secretaria Geral da Mesa – a ONG Transparência Capixaba, Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Tribunal de Contas. A Comissão tem o papel de fiscalizar a lisura do processo de realização do concurso.