trusted online casino malaysia

Conferência Nacional de Comunicação é um dos temas do Congresso

O professor, jornalista e doutor em Comunicação Juliano Maurício de Carvalho  será um dos palestrantes no Congresso dos Jornalistas e vai abordar o tema “Conferência Nacional de Comunicação”. A palestra acontece no sábado, às 16h30. Juliano é conselheiro do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC) e editor da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo.

Reivindicada há quase duas décadas por diversas entidades civis defensoras do direito à comunicação, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação está programada para acontecer entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2009, em Brasília, depois de concluídas as etapas regionais. Sob a coordenação do Ministério das Comunicações, a conferência desenvolverá seus trabalhos com o tema: “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, conforme decreto do presidente Lula.

Segundo Suzana Tatagiba, presidente do Sindijornalistas, a conferência é a oportunidade para a sociedade discutir um novo modelo de comunicação para o País. “Devido à relevância do tema, não poderíamos deixar esse debate fora do nosso Congresso”, justifica. “O fato do professor Juliano Maurício ter aceitado o nosso convite certamente tornará o debate enriquecedor”, completa Suzana. O professor Juliano substitui o palestrante Laurindo Leal, na mesa sobre a Confecom.

A diretora de Comunicação do Sindijornalistas, Zelita Viana, acredita na força de mobilização dos jornalistas presentes ao Congresso para se comprometerem a realizar eventos no estado, com o propósito de fazer da comunicação um objeto de discussão política. "É importante a sociedade capixaba discutir a era digital na comunicação situando-se além da questão puramente comercial e estética, que envolve a venda de aparelhos decodificadores e imagem de cinema nas telinhas. Muito mais importante é o conteúdo e a democratização do acesso viabilizado pela era digital", sinaliza a jornalista.

Juliano Maurício de Carvalho 

Doutor em Comunicação Social (Umesp), mestre em Ciência Política (Unicamp) e bacharel em Jornalismo (PUC-Campinas). Juliano Maurício de Carvalho é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática, do Curso de Jornalismo e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação
Cidadã,  da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Também é editor da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, vice-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e conselheiro do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação.

Mais informações sobre a 1ª Conferência Nacional de Comunicação podem ser encontradas no site www.fndc.or.br.