Cultura coloca entrevistas do Roda Viva na internet

Um dos maiores acervos de entrevistas da TV, se não do jornalismo brasileiro, agora está disponível para consulta na internet. O Memória Roda Viva (www.tvcultura.com.br/rodaviva ou www.rodaviva.fapesp.br) colocou na web 205 entrevistas dos mais variados temas e épocas. Ayrton Senna, Fidel Castro, Luís Carlos Prestes e Lula são algumas das pérolas que podem ser encontradas no site.

"O projeto surgiu quando eu estava escrevendo o livro o Melhor do Roda Viva, há dois anos. Na época, ficou evidente que as entrevistas ficavam melhores lidas do que assistidas", disse Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, no lançamento do site.

Com um investimento de R$ 500 mil, fruto de uma parceria entre a Cultura, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o site fornece o conteúdo da entrevista no formato de texto, com acréscimo de verbetes, fotos e um vídeo com o entrevistado.

A Cultura pretende disponibilizar todas as entrevistas do Roda Viva na web até 2009. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.  (Agência Estado)