Curso oferecido pelo sindicato começa no dia 4

As  vagas para o curso sobre “Gêneros, estilos e textos nos meios de informação”, oferecido pelo Sindicato dos Jornalistas,  foram preenchidas rapidamente, logo nos dois primeiros dias de abertura das inscrições. As aulas começam no  dia 4 de outubro e serão ministradas aos sábados, no Espaço Bauhaus, na  Av. Saturnino Rangel Mauro, 488, Jardim da Penha, Vitória.

O curso é voltado para jornalistas e estudantes do oitavo período de Jornalismo. O conteúdo programático, ministrado pela mestre em Língüística Aplicada, Marcia Telesca Kerckhoff, e pela especialista em Lingüística  Aplicada, Maria Luiza de  Barros Faria, abrange os seguintes tópicos: Gêneros jornalísticos; a unidade do texto; pontuação; vícios de linguagem; as escolhas lingüísticas (seleção lexical, uso dos tempos verbais, opção sintática, modalização) e sua feição estilístico-ideológica; análise e produção de textos jornalísticos e revisão de aspectos gramaticais.

Com carga horária de 24 horas, as aulas serão ministradas nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro, de 8h às 13 horas.  Devido a grande procura pelo curso, o sindicato estuda  a possibilidade de abertura de uma nova turma, após o encerramento da primeira. 

A definição dos cursos oferecidos pelo Sindicato dos Jornalistas é feita a partir das sugestões dos próprios jornalistas e, posteriormente, os conteúdos e a concepção de cada um deles são estabelecidos mediante consultas a professores e profissionais do mercado. Para a realização do curso “Gêneros, estilos e textos nos meios de informação” o Sindicato conta com o patrocínio da Samarco. 

Ministrantes

Marcia Telesca Kerckhoff é mestre em Língüística Aplicada (UFRJ), especialista em Língua Portuguesa (UFES) e licenciada em Letras Português –Inglês (UFRJ). Professora adjunta da UVV leciona Língua Portuguesa, Comunicação e Retórica e Semiótica nos cursos de graduação, seqüenciais e de graduação tecnológica da Instituição. Também atua como pesquisadora externa associada ao Projeto LingNet (UFRJ), cujo foco de estudos é a interação e o discurso em contextos multimidiáticos e digitais.

Maria Luiza de  Barros Faria é especialista em Lingüística  Aplicada (UFES) e tem licenciatura plena em Letras  Português – Francês (UFES). Docente com vasta experiência, atuando há doze anos no Ensino Superior em vários cursos da UVV. Atualmente, com dedicação exclusiva ao Curso de Direito, onde leciona Linguagem Jurídica e Monografia II. Sua experiência profissional também inclui a participação como instrutora em cursos preparatórios para concursos.