trusted online casino malaysia

Diretor do Sindijornalista participa de Encontro Internacional da FIP

 Nosso diretor Douglas Dantas está em Arica, no Chile, participando do FORMES (Programa de Fortalecimento e Modernização das Estruturas Sindicais) promovido pela FIP, Feracion Internacional de Periodistas Oficina Regional / America Latina, de 12 a 14 de agosto.

O evento tem o objetivo de discutir os principais problemas enfrentados pela categoria e estabelecer soluções, com planos de ação.

Trinta e três jornalistas de oito países da América Latina estão reunidos. No primeiro dia, foram discutidos a situação política, social e econômica dos países latino americano e como esses assuntos influenciam no mercado de trabalho dos jornalistas. Após o debate, os jornalistas se reuniram em grupos para levantar problemas de cada país e propor soluções.

Na manhã de hoje, todos os países estão apresentando os planos com as ações propostas.

O evento está sendo muito produtivo, pois conseguimos trocar experiências com os demais países, descobrir que estamos avançados em alguns setores, mas que podemos melhorar em outros. Um dos destaques é a importância da formação superior, vista como importante por todos os demais países participantes, destaca Douglas Dantas.

Problemas Gerais

Entre os pontos destacados pelas delegações estão a precarização das relações trabalhistas, a violência contra os jornalistas (em 2009 foram 25 assassinados em toda América Latina), a desregulamentação do setor, falta de liberdade de imprensa, censura, falta de incentivos fiscais, altos impostos, terceirização, excesso de trabalho, debilidade na formação e baixa mobilização da categoria quanto trabalhadora.

Entre os dados apresentados, relata-se que entre 30 a 60% dos jornalistas trabalhem como freelas, sem nenhum tipo de direito trabalhista. Mais de 20% com mais de um emprego e que apenas 25% possuem contrato por escrito.

Países participantes

Chile (9), Argentina (3), Brasil (3 – Douglas Dantas – ES; Claylson Martins – CE e Marjorrie Moura – BA), Colômbia (3), Peru (3), Uruguai (3), Paraguai (3), Venezuela (3).