trusted online casino malaysia

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas toma posse

A nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo tomou posse nessa quinta-feira. Além de jornalistas, representantes dos poderes legislativo, executivo e de entidades de classes estiveram presentes a cerimônia realizada no auditório da OAB-ES. Em seu discurso, o presidente eleito Rodrigo Binotti destacou a continuidade da luta em defesa da obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo e a aproximação da entidade com os movimentos sociais e estudantes.

Ao falar dos desafios da nova gestão, Rodrigo Binotti disse que o maior deles é fazer a categoria ver  o sindicato não apenas como uma instituição que tem a importante função de lutar por melhores salários e condições de trabalho. Mas, também como um espaço importante de debates, discussões e de pensar a profissão e a Comunicação. “Isso hoje é fundamental, pois com a internet temos que pensar como fica o jornalista e o Jornalismo no mundo”.

O novo presidente do Sindijornalistas destacou ainda o momento histórico da Comunicação no Brasil com a realização da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) a ser realizada em dezembro, em Brasília.  “O Sindicato dos Jornalistas está nessa luta e precisamos ampliar esse debate junto à categoria”, disse.

Também lembrou de propostas da campanha que serão colocadas em prática, como a reforma estatutária; implementação da gestão colegiada; fortalecimento dos trabalhos junto aos jornalistas que atuam em assessorias de imprensa e uma maior aproximação com os estudantes e movimentos sociais”.

Suzana Tatagiba, presidente do Sindijornalista, em seu discurso de despedida do cargo, fez um breve balanço dos últimos três anos de gestão, onde destacou algumas conquistas da categoria, como a volta do piso salarial, o controle de ponto nas redações e a negociação para assinatura da primeira convenção coletiva dos assessores de imprensa. Também lamentou a decisão do Superior Tribunal Federal que acabou com o diploma de jornalismo para exercício da profissão. No entanto, destacou que a luta em defesa do diploma não acabou.

A chapa "Em defesa de um Jornalismo Ético e Plural" foi eleita para assumir a direção do Sindijornalistas no dia 20 de agosto, com 98.40% dos votos. Uma votação expressiva que contou com a colaboração de vários jornalistas e estudantes, durante o processo de eleição.

A mesa para a cerimônia de posse, no auditório da OAB,  foi formada pelo presidente eleito, Rodrigo Binotti, a presidente do Sindicato, Suzana Tatabiba, a diretora da Fenaj, Edlamara Conti, o secretário-geral da OAB-ES, André Moreira, o vice-presidente da CUT-ES, José Nilton Oliveira Santos e a presidente da Comissão Eleitoral, Marília Poletti. A solenidade teve como mestre de cerimônia o jornalista Guilherme Klaws.

Fotos: Sérgio Cardoso