trusted online casino malaysia

Em reunião no Sindijornalistas, Neucimar Fraga se desculpa por agressões

Em reunião com a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo, na manhã desta terça-feira, 30, o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, disse estar envergonhado com as agressões contra jornalistas e radialistas no comitê da sua campanha eleitoral. Cenas de selvageria foram registradas durante cobertura jornalística do resultado das eleições municipais no último domingo, 28, e ganharam repercussão nacional. Imagens mostraram o cinegrafista Wagner Martins, da TV Gazeta, sendo brutalmente espancado enquanto fazia seu trabalho. Outros profissionais foram ameaçados e uma câmera da TV Vitória foi quebrada. A reunião com o Sindijornalistas foi solicitada pelo prefeito.

Neucimar iniciou a reunião dizendo que lamentava o ocorrido. “Aquela foi a pior cena que já vi em toda a minha vida política”. O prefeito contou o que presenciou no comitê e fez um relato de alguns fatos que teriam acontecido durante a campanha eleitoral, que de acordo com ele, manipularam os eleitores em favor do candidato adversário. “Tudo será levado à Justiça Eleitoral”.

O prefeito também ressaltou que tão logo a confusão teve início, seus seguranças tentaram impedir as agressões, mas a situação ficou fora de controle. “Um médico que estava comigo atendeu Wagner Martins até a chegada do Samu. Naquela noite, só consegui dormir após falar com o Wagner pelo telefone”, afirma Neucimar. O prefeito disse, ainda, que está contribuindo para identificar os agressores e que já demitiu um deles, o professor de educação física Neilson Castelo de Oliveira.

Os diretores do Sindjornalistas criticaram mais esse ataque a profissionais de imprensa e reafirmaram que todos devem ser responsabilizados de acordo com a lei. A presidente, Suzana Tatagiba, disse que o sindicato está tomando providências judiciais e fará denúncia a órgãos nacionais e internacionais em defesa da liberdade de imprensa e de expressão.

“Os trabalhadores não podem pagar por erros e interesses dos empresários de comunicação. Temos a missão de informar à população de forma correta, ética e plural. Só com a imprensa livre é que teremos uma democracia de fato no país”, defende Suzana.Ela lembrou que a violência contra jornalistas no Brasil só perde para o México, onde narcotraficantes promovem verdadeiras carnificinas para manter seus cartéis de pé. “Isso tem que acabar. Nossos profissionais de imprensa têm um papel fundamental para a cidadania brasileira. Quem agride e censura um profissional de imprensa está indo de encontro à liberdade de expressão e ao Estado Democrático de Direito. No Brasil, só neste ano, 12 jornalistas morreram enquanto estavam trabalhando. Isto é inadmissível e absurdo. Precisamos da ajuda de todos para dar uma basta nesta barbárie”, finalizou Suzana