trusted online casino malaysia

Entidades lançam campanha de apoio aos jornalistas e pelo fim da violência na Ucrânia

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) estão lançando a campanha “Ucrânia Crisis”, para por fim à intimidação e violência contra jornalistas que cobrem protestos na capital da Ucrânia , Kiev, e em todo o país. Mais de 150 jornalistas já foram feridos na cobertura das manifestações. A FENAJ pede que os jornalistas brasileiros fortaleçam a campanha, assinando a carta a ser enviada ao governo ucraniano pedindo o fim da violência.

A Ucrânia vive uma tensão política há mais de dois meses, após posicionamento do governo do presidente Viktor Yanukovich de recusar aproximação econômica com a União Europeia. Desde então manifestantes pró-União Europeia ocupam as ruas das principais cidades do país. Um pacote de leis antimanifestações, a violenta repressão aos protestos e muitas prisões, 6 mortes, segundo a oposição, e centenas de civis feridos ampliaram a revolta popular.

Para tentar superar a crise, o primeiro-ministro do país, Mykola Azarov, apresentou nesta terça-feira (28/01) sua renúncia. A oposição considera a renúncia insuficiente e pede a suspensão da violência policial nas ruas, a renúncia do governo e a antecipação de eleições.

Em meio aos conflitos, segundo a FIJ e a FEJ, mais de 150 profissionais de imprensa já foram feridos. As duas entidades desenvolvem uma série de ações para apoiar os jornalistas na Ucrânia. Entre elas estão a ajuda financeira aos profissionais feridos e aqueles que estão fugindo da repressão, levantamento de informações sobre a segurança dos jornalistas e das violações aos seus direitos, além de uma manifestação internacional via Twitter para cessar a violência.

De imediato a FIJ e a FEJ solicitam apoios a uma carta a ser encaminhada ao governo ucraniano pedindo o fim dos abusos e em solidariedade aos jornalistas na Ucrânia. a FENAJ pede aos jornalistas brasileiros e suas organizações que assinem o modelo de carta disponível aqui e a enviem imediatamente para a equipe de comunicação da FIJ (communications@ifj.org).

Fonte: Fenaj