trusted online casino malaysia

Espírito Santo cria Comissão da Verdade dos Jornalistas

A Comissão da Verdade, Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo será instalada, oficialmente, no próximo dia 19 de março, às 18 horas, no auditório do IFES (antiga Escola Técnica), na Avenida Vitória. A Comissão irá recuperar e registrar a história dos jornalistas capixabas vítimas da ditadura militar.

O trabalho consiste em fazer um amplo levantamento documental e iconográfico, recuperando a história dos jornalistas no período de 1964 a 1985. Serão registrados não só os casos de jornalistas mortos e desaparecidos, mas também dos que foram comprovadamente perseguidos, ameaçados, cassados, indiciados em processos, condenados, exilados, presos e torturados. Sindicatos de outros estados também instituíram suas comissões. Todas são coordenadas pela Comissão da Verdade, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Os membros da Comissão da Verdade no estado são os jornalistas Rubens Manoel Câmara Gomes, Rogério Sarlo de Medeiros, Edivaldo Euzébio dos Anjos (Tinoco dos Anjos), Francisco Flores (Chico Flores) e as diretoras do Sindijornalistas-ES  Suzana Tatagiba Fundão e Glaucia Regina Loriato do Nascimento, coordenadoras da Comissão no estado.

Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo, Marília Poletti, a Comissão tem um papel histórico e de grande responsabilidade que é o de revelar as atrocidades ocorridas no período da ditadura, principalmente contra os jornalistas que estavam cumprindo o seu papel social de informar, provocar o debate e a crítica do sistema político vigente. “Essa é uma tarefa histórica é fundamental para reparar a verdade dos fatos”.  As reuniões da comissão acontecem na sede do Sindijornalistas.

Lançamento – A instalação da Comissão faz parte da programação de lançamento do livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, do jornalista e escritor Audálio Dantas. Vladimir Herzog – na época, diretor do Departamento de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo – foi assassinado no DOI-Codi, do II Exército, em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975. O lançamento do livro é uma realização do Fórum Direito à Memória e à Verdade do Espírito Santo, do qual Sindijornalistas faz parte.

Um dos maiores repórteres do Brasil, tendo feito reportagens de grande impacto desde os anos 1950 em importantes jornais e revistas como Manchete e Realidade, Audálio Dantas é membro da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas instalada pela FENAJ. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo no ano em que Vlado foi assassinado. Período em que o Sindicato esteve no centro da luta de resistência contra a ditadura militar.

Pela manhã, às 9 horas Audálio participa de debate com estudantes de Jornalismo no auditório do Centro de Artes, no Cemuni IV.  O evento é uma parceria do Observatório da Mídia e do Sindijornalistas-ES. O debate contará com a presença do professor Victor Gentilli (Ufes), e da presidente do Sindijornalistas Marília Poletti.

A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. Saiba mais sobre a Comissão em www.cnv.gov.br.