trusted online casino malaysia

Espírito Santo levará para a Confecom 171 propostas

A 1ª Conferência de Comunicação do Espírito Santo, encerrada no domingo (22/11), resultou na formulação de 171 propostas que serão enviadas à 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que acontece de 14 a 17 de dezembro, em Brasília. A etapa estadual aprovou propostas de âmbito local a serem apresentadas ao governo do Estado e municípios. Cerca de 300 pessoas participaram da Conferência Estadual.

As proposições foram baseadas nos três eixos temáticos definidos pela Comissão  Nacional da Confecom: Produção de Conteúdo, Meios de Distribuição e Cidadania: Direitos e Deveres. O plenário também aprovou duas moções que irão compor o relatório final da conferência capixaba.
 
Para Sueli Freitas, diretora de Comunicação do Sindijornalistas e integrante da Comissão Organizadora da etapa estadual da Confecom, o resultado foi positivo. “Pela primeira vez os três segmentos – setor empresarial, sociedade civil e poder público – fizeram a discussão sobre a comunicação. Isso é um avanço, pois política de comunicação interfere na vida de todos os cidadãos e não pode ficar restrita. O próximo desafio será garantir bons resultados no evento nacional, pois aqui nada foi votado. É lá, portanto, que o embate sobre a verdadeira democratização da comunicação vai se dar”.

A regionalização da produção, o conteúdo da grade de programação e a importância do fortalecimento do sistema público e comunitário de comunicação foram alguns dos temas em destaque nos debates. Também a questão do monopólio na comunicação e a veiculação de informações que violam os direitos humanos.
 
Outro ponto importante defendido na Conferência pela sociedade civil foi a criação de um Conselho Nacional de Comunicação aberto à participação popular, a exemplo do que já ocorre no Conselho Nacional de Saúde. Esses conselhos devem ser criados também em âmbito estadual e nos municípios.
 
Na plenária final do evento foram anunciados os nomes dos delegados, eleitos por cada segmento, que irão representar o Espírito Santo na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília. O estado mandará 27 representantes, sendo 12 da sociedade civil, 12 da sociedade civil empresarial e três do poder público conforme determinou a Comissão Nacional. Sueli Freitas e Rodrigo Binotti, secretária de Imprensa e Comunicação e presidente do Sindicato dos Jornalistas, respectivamente, integram a delegação da sociedade civil que irá representar o ES em Brasília.

DELEGADOS ELEITOS NA CONFECOM ESTADUAL
 
Representantes da Sociedade Civil
 
Titulares
José Nilton Oliveira Santos
Marina Machado Miguez
José Marques Porto
Luciana Silveira Bernardes
Sueli de Freitas
Gerson Abarca
Rodrigo Binotti
Nilson Hoffmann
Welington Barros Nascimento
Ernani Pereira Pinto
Marcos Firmino
Edson Miranda Miguel
 
Suplentes
1º Suplente – Dilson Ruas Alves
2º Suplente – Lielle Serafim
3º Suplente – Vinicius Colodette Altoé
4º Suplente – Adriana Salezze Fraga
5º Suplente – Lucinete Ferreira da Silva
6º Suplente – Oscar Luiz Nunes de Silva
7º Suplente – Ivan Pereira Santos
8º Suplente – Victor Hugo da Silva
9º Suplente – Maxwell dos Santos
10º Suplente – Ronaldo Rodrigues de Oliveira
11º Suplente – Bruna Maria Barbieri
 
 
Representantes da Sociedade Civil Empresarial
 
Titulares
Sidnei Drumond
Juredeles Couto da Conceição Filho
Mauricio Cordeiro Lopes
Oséas Pereira de Rezende
Henrique Antonio Quinelato
Ana Paula Dias Almeida
Edymilda de Fátima Góes Ferreira
Rafael Martins da Matta
Vicente De Paulo Furieri
Welton Sthel Duque
Marcio Tulio de Carvalho Breder
Rogerio da Silva Gonçalves
 
 
Suplentes
Ernesto Guimarães Tavares
Johanis Simões
Bruno Klein Magnago
Adriana Zamprogno
Quézia Pereira Pinto
Ana Carolina Barbosa
Raphael Athaide de Souza
Bener Serpa de Almeida
Abdias Galvão Lima
Raquel Paula dos Santos Gama
Exdre Ferreira da Cruz
Edilson Neves de Carvalho Junior
 
 
Representantes do Poder Público
 
Titular: Fabio Luiz Malini De Lima
Suplente: Edgard Rebouças
 
Titular: Andreia Lara Tose
Suplente: Tania M. dos S. Mariano
 
Titular: Carlos Eduardo L. Guimarães
Suplente: Tinoco dos Anjos
 
 
Conferência Nacional de Comunicação
Data: 14 a 17 de dezembro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
www.confecom.com.br

Moção apresentada pelo Sindicato dos Jornalistas

Moção de Repúdio 

Nós reunidos na 1ª Confecom-ES repudiamos veementemente o processo de superexploração dos trabalhadores de comunicação que acentua-se cada vez mais nas redações e assessorias em todo o Brasil.

Processo este que se repete nas empresas de Comunicação no Estado do Espírito Santo, onde é constante o não pagamento de horas extras trabalhadas, a prática de assédio moral e contratação dos jornalistas sem carteira assinada.

Ampla contratação de estagiários que exercem irregularmente a função de jornalistas e ainda a pressão sobre os profissionais que são obrigados a produzirem conteúdos que se alinham aos posicionamentos patronais.
    
Vitória, 21 de novembro de 2009.