trusted online casino malaysia

Evento irá discutir Fake News e eleições

A influência das fakes news nas eleições e o papel do jornalista na desconstrução dessas inverdades são assuntos do debate público que será realizado no próximo dia 12 de setembro, na Assembleia Legislativa.

Entre os objetivos está a discussão com os jornalistas e a sociedade a conjuntura política atual com tanta disseminação de ódio e inverdades pelas redes sociais.

Para discorrer sobre o assunto foram convidados o jornalista e pós-doutor em Comunicação Sérgio Denicoli e o mestre em História, professor universitário e secretário da ONG Transparência Capixaba Rafael Simões.

O debate terá mediação do coordenador geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES), Douglas Dantas, e do presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo (Adepes), Pedro Paulo Coelho.

Para Douglas, o momento atual reforça a importância do jornalista na sociedade, atuando como codificador das inúmeras informações que circulam nas redes.

“A atuação do jornalista se torna fundamental, como um agente capaz de decodificar o que de fato é notícia, e o que seria fraude. Aliás, é preciso reforçar que boa parte do que se diz fake news na verdade seria fraude. Que são textos, alguns inclusive bem escritos, mas com mentiras propositais para beneficiar grupos econômicos, políticos. Por isso é fundamental que a sociedade entenda como desmascarar essas fraudes, e cobrar inclusive punição aos que produzem e propagam propositalmente esse tipo de conteúdo”.

O presidente da Adepes, Pedro Paulo Coelho, lembra que as fake news podem gerar, como consequências, sanções tanto na seara administrativa quanto cível e penal. Esse assunto será tratado pelo defensor público durante o evento. Pedro Coelho reforça a importância do diploma de jornalista, em que pese a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a desnecessidade, pelo trabalho ético e a transparente que o profissional deve ter no exercício da profissão.

O evento gratuito é uma iniciativa do Sindijornalistas-ES e da Adepes, que conta com o apoio da Escola do Legislativo e da Assembleia Legislativa. Para a inscrição os interessados devem encaminhar nome completo, email, telefone de contato e profissão ou curso que está frequentando, caso seja estudante; para sindicato@sindijornalistases.org.br. Será emitido certificado de participação.