trusted online casino malaysia

Exposição marca os 200 Anos de Imprensa no Brasil

Em comemoração aos 200 anos de imprensa no Brasil, foi aberta ontem(16/10), uma exposição montada na Praça de Eventos do Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. A mostra faz uma viagem no tempo com a apresentação de capas, reportagens e ilustrações de jornais, dando um panorama da trajetória imprensa no Brasil e no Espírito Santo.

A exposição “200 anos da Imprensa no Brasil – a história da imprensa no Espírito Santo” é dividida em três módulos: história da imprensa nacional, linha de tempo e particularidades regionais. O material é apresentado em plataformas infláveis transparentes que faz com que as peças pareçam flutuar. A mostra é itinerante e já passou por outros estados como Pará e Minas Gerais.

A pesquisa referente ao Espírito Santo foi realizada por uma equipe coordenada pela jornalista e professora do Núcleo de Ciências e Informação, da Universidade Federal do Espírito Santo, Juçara Gorki Brittes. O conteúdo foi levantado em acervos de imagens, bibliotecas e arquivos públicos. No estado existiram cerca 400 jornais e muitos não tiveram mais que uma edição, como “O Estafeta”, de 1941.

“No Arquivo Público do Estado encontramos boa parte das informações coletadas”, disse Juçara. O primeiro jornal impresso no estado com periodicidade foi o “Correio de Victória” que surgiu em 1849. Já naquela época se observa a segmentação das publicações, a exemplo do jornal “L’Immigrato”, de 1895, dirigido aos imigrantes italianos e  o “Jornal da Moça” direcionado ao público feminino, com a curiosidade de ser escrito por um pai de família.

O registro do primeiro jornal, no estado, tendo uma mulher como redatora é de 1884, com o jornal “Magnólia”, escrito por Octávia Mululo. O “Aurora”, de 1859, foi o primeiro periódico  por iniciativa de estudantes, era voltado à discussão literária, cientifica e política. Mais tarde outras publicações vão surgindo e rompendo aos poucos o circulo de jornais ligados ao poder ou a grupos políticos. Tudo isso pode ser visto na exposição.

Os 200 anos da imprensa no Brasil vêm sendo celebrados em todo o país. A exposição "200 anos de Imprensa no Brasil – A história da imprensa no Espírito Santo" é aberta ao público e fica até o dia 2 de novembro no Shopping Praia da Costa. O horário de visitação é de segunda a sábado, de 10h às 22h; e domingo, de 11h às 22h.