Fenaj cria Comenda de Honra para homenagear jornalistas

Minuta com regras foi aprovada pelo Conselho de Representantes, reunido no dia 29 de março, em Brasília. Honraria será entregue a profissionais que deram seu suor para o desenvolvimento do jornalismo e a organização da categoria

A Comenda de Honra da Federação Nacional dos Jornalistas foi criada para homenagear os profissionais que tenham contribuído com o desenvolvimento do jornalismo e com a organização da categoria. A honraria será entregue a cada dois anos, a dois profissionais, durante o Congresso Nacional da categoria.

Os profissionais que poderão receber a comenda, devem ser indicados 90 dias antes a abertura do Congresso. Os sindicatos filiados devem enviar à secretaria da Fenaj, em caráter reservado, sugestões de profissionais a serem homenageados.

Além do critério principal – contribuição ao jornalismo e à organização da categoria – a escolha dos nomes deve observar secundariamente os critérios de rotatividade na origem dos homenageados, segmento de atuação profissional, regionalização e gênero. A decisão em relação aos nomes é exclusivamente da direção executiva da  Fenaj, referendado pela diretoria, não cabendo recurso.

Também poderão ser oferecidas homenagens póstumas, obedecendo aos mesmos critérios.Excepcionalmente, e com consulta à diretoria, a direção executiva poderá entregar a Comenda a profissionais não jornalistas, inclusive em período distinto da realização do Congresso, desde que os homenageados tenham efetivamente contribuído com a profissão e organização dos jornalistas. A Federação manterá um arquivo para consulta pública com a relação de todos os homenageados e seus respectivos currículos.