trusted online casino malaysia

Fenaj e sindicatos lançam pesquisa sobre saúde mental do/as jornalistas

A pesquisa será lançada nesta terça-feira, dia nove, em comemoração ao Dia do Jornalista, e visa identificar condições de saúde que afetam a saúde mental da categoria.

A partir do lançamento, na sede da Fundacentro, em São Paulo, a pesquisa será desenvolvida pelos sindicatos de Jornalistas em todo o país para identificar reflexos e impactos da Covid-19 bem como os ocasionados pelos novos arranjos laborais decorrentes da reforma trabalhista de 2017.

A pesquisa se fundamenta no entendimento de saúde mental como um conjunto de fatores que contribuem para o bem-estar geral e o equilíbrio físico e emocional de cada pessoa e as consequências que a falta ou a limitação de tais condições produzem. 

É mais do que comprovado cientificamente que o sofrimento mental gera consequências e reflexos psicossociais que afetam o desempenho tanto no campo profissional quanto nos diversos aspectos da vida social e privada de cada pessoa. 

O projeto é uma parceria entre a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e seus 31 Sindicatos filiados e a Fundacentro e conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho no sentido de contribuir com pesquisas paralelas no campo da saúde mental e do trabalho. 

Os resultados devem contribuir para a formulação de políticas sindicais que se traduzam em melhorias das condições gerais do trabalho jornalístico. Para a FENAJ, o trabalho deve servir de incentivo à criação de novas leis de proteção contra o assédio e a pressão no trabalho e possam produzir um ambiente mais saudável com a consequente melhora da saúde mental coletiva.

#saúdemental #saúdementaldosjornalistas #fundacentro #FENAJ