trusted online casino malaysia

Formes decide ações para resolução de problemas dos jornalistas latino americanos

Várias ações serão implementadas pelos sindicatos e federações nacionais dos jornalistas participantes da primeira etapa do Formes 2010, que foi realizado em Arica, no Chile, de 12 a 14 de agosto. Os participantes discutiram os principais problemas que afetam a profissão na América Latina. Cada país escolheu o problema que mais está afetando sua instituição e debateu com os demais sobre a situação. Cada país deverá formular um projeto de ação, além de começar a desenvolvê-lo até o próximo dia 20 de outubro, quando o grupo irá se reunir novamente, em Caracas, na Venezuela. Três jornalistas brasileiros participaram do Formes 2010, entre eles o diretor de comunicação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo, Douglas Dantas.
No Brasil, vários problemas foram destacados, como a queda da lei de imprensa e do diploma, a desregulamentação da profissão, desmobilização da categoria, baixos salários, falta de atualização profissional, carga de trabalho excessiva, “o que fazer com os não diplomados”, entre outros. Os jornalistas brasileiros também detectaram que é urgente a formação sindical para os dirigentes sindicais, pois somente assim conseguirão contribuir com a melhoria da profissão. A proposta sugerida inicialmente é um curso para toda a diretoria da Fenaj, que deverá ser elaborado e apresentado até outubro, quando, em conjunto, os demais países irão avaliar as propostas apresentadas.

Para a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo Suzana Tatagiba a formação de novas lideranças é uma forma de garantir que a militância em prol da valorização do jornalista e do jornalismo tenha prosseguimento. “É indispensável que as pessoas que estão entrando no movimento sindical possam passar por uma qualificação para continuarmos nossa luta. Essa é uma das importâncias da participação do Douglas, que ingressou há pouco tempo no movimento e mostra um grande comprometimento com a categoria e com as nossas bandeiras de luta”, afirma.    
 

Os jornalistas também participaram de um workshop de formação sindical sobre negociação salarial. Vários temas foram abordados, como as mudanças na forma de negociação e a importância da liberdade de imprensa.
“O curso foi muito importante, pois tivemos a possibilidade de  compartilhar nossos problemas e discutir soluções em conjunto. A ideia é fortalecer o jornalismo em toda a América Latina, com a valorização do profissional. Para isso os sindicatos nacionais, no nosso caso a Fenaj e demais sindicatos, precisam estar bem preparados para contribuir com esse objetivo” destaca Douglas Dantas.