trusted online casino malaysia

Fórum promove lançamento de livro do jornalista Audálio Dantas, em Vitória

O Jornalista e escritor  Audálio Dantas lança, em Vitória, no dia  19 de março, seu mais recente livro “As duas Guerras de Vlado Herzog”O evento começa às 18 horas, no auditório do Instituto Tecnológico do Espírito Santo (IFES), antiga Escola Técnica. Pela manhã, Dantas faz palestra na Ufes, sobre “reportagem” para estudantes de Jornalismo.

O livro traz a biografia do Jornalista Vladimir Herzog a partir dos quatro anos de idade, quando sua família foge do nazismo na Iugoslávia, e vai para a Itália, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Depois, com nove anos, e após a Guerra ,  quando vem para o Brasil.

Na sequência,  o autor aborda as circunstâncias do assassinato do jornalista, em 1975, na época diretor da TV Cultura, nas dependências do DOI-CODI de São Paulo.  Também resgata a atuação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo frente à ditadura,   episódio esse, considerado um marco para o início do fim do regime militar, inclusive sob a liderança do próprio Audálio Dantas.

No Jornalismo, Dantas atuou nas revistas O Cruzeiro (repórter, redator, chefe de reportagem), Quatro Rodas (editor de turismo, redator-chefe), Realidade (redator, editor e repórter), Manchete (chefe de redação) e Nova (editor). Como repórter na revista O Cruzeiro, uma de suas reportagens sobre a favela do Canindé, em São Paulo,  deu origem a um dos livros de maior sucesso no Brasil e no exterior: “Quarto de despejo”, uma compilação do diário da favelada Carolina Maria de Jesus, que foi traduzido para 13 idiomas. Atualmente dirige a Audálio  Dantas Comunicação e Projetos Culturais, e a  Revista Negócios da Comunicação.

É autor de mais de dez livros, entre os quais O circo do desespero, O menino Lula, Repórteres, O Chão de Graciliano – Prêmio APCA 2007. E em julho de 2012, também publicou ‘Tempo de Reportagem’, uma coletânea  de 13 reportagens e cada uma com   making of. Audálio Dantas define Tempo de Reportagem como, “são os meus textos mais  antigos com um olhar contemporâneo” . Há também entre suas obras,  livros infanto-juvenis, um dos quais, A infância de Graciliano Ramos, foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Audálio  Dantas tem atuação destacada em entidades culturais e profissionais. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, da Federação Nacional dos Jornalistas, do Conselho da Fundação Cásper Líbero e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Foi também deputado federal por São Paulo. Em 1981 recebeu  prêmio na ONU por sua atuação  em defesa dos direitos humanos. Integra a Comissão Memória Verdade e Justiça da Fenaj, é conselheiro da União Brasileira União Brasileira de Escritores e do Instituto Vladimir Herzog.

O Fórum Direito à Memória e à Verdade do Espírito Santo- FMV/ES, é formado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo, OAB- ES, Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo,  mandato do Deputado Estadual Cláudio Vereza (PT), Conselho  Estadual dos Direitos Humanos, Movimento Levante Popular da Juventude, Familiares de Desaparecidos Políticos e ex-presos políticos, entre outras representações da sociedade capixaba.