trusted online casino malaysia

Habitação, infraestrutura e desenvolvimento são destaques no 2º dia do Curso de Economia

Na terça-feira (27) os profissionais que compareceram ao Curso de Economia para Jornalistas participaram das palestras “Infraestrutura Econômica e Desenvolvimento: Transporte, Energia e TIC’s” e “Habitação de Interesse Social: Política Nacional e Iniciativas Locais”. Os palestrantes foram, respectivamente, o técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura Fabiano Mezadre Pompermayer e o técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais Cleandro Krause.

Krause deu início a sua palestra explicando o que é déficit habitacional. “Trata-se dos indicadores da quantidade de casas que devem ser construídas para atender a uma necessidade que já existe”, diz. Contudo, segundo Krause, as políticas habitacionais não necessariamente devem se limitar à construção de casas, pois também há possibilidade de promover a qualidade de vida de outras formas. “Se numa mesma moradia reside um número grande de pessoas, tendo que dormir todas no mesmo quarto, por exemplo, talvez a necessidade não seja construir uma casa, e sim, ampliar a que já existe”, explica. De acordo com o palestrante, esse exemplo trata-se de um caso de adensamento excessivo, ou seja, domicílios que possuem no mínimo três moradores por dormitório.

Krause mostrou dados sobre o déficit habitacional no Estado. Segundo ele o déficit na região sudeste é de 37,2%, sendo que desse total 4,3% correspondem ao Espírito Santo. No que diz respeito à inadequação habitacional, ou seja, domicílios com carência de serviços básicos como energia elétrica e rede geral de esgotamento sanitário, no Espírito Santo esse problema atinge cerca de 13,5% dos domicílios urbanos, mas está em tendência de queda. “Isso acontece porque tem ocorrido um investimento maior em saneamento nos últimos anos devido ao incentivo orçamentário de empréstimos aos municípios”, explica Krause.

Na palestra “Infraestrutura Econômica e Desenvolvimento: Transporte, Energia e TIC’s” Fabiano Mezadre Pompermayer falou da diferença entre infraestrutura econômica e infraestrutura social e urbana. A primeira habilita e amplia a atividade produtiva. A segunda garante o bem estar das famílias e diz respeito ao transporte e mobilidade urbana, saneamento básico e habitação. Também foram mostradas as vantagens das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). No que diz respeito à telefonia foi ressaltado que alguns dos benefícios são a comunicação entre pessoas, redução da necessidade de deslocamentos e acesso ao setor produtivo. Segundo Pompermayer o acesso à internet possibilita o aumento da produtividade e da competitividade. “Isso acontece por meio da redução dos custos de comunicação e transação. Além disso, a internet possibilita novas possibilidades de negócio”, afirma.

Na quarta-feira (28), o Curso de Economia Para Jornalistas traz as palestras “Conjuntura Macroeconômica”, com o técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas Gabriel Squeff; e “Economia: Proteção Social e Geração de Oportunidades”, com o Coordenador de Educação da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais Paulo Roberto Corbucci.

Acesse http://cursoipeajornalistas.wordpress.com/  e confira informações atualizadas sobre o Curso.

O Curso de Economia para Jornalistas do IPEA em Vitória só foi possível devido ao empenho e esforço da nossa diretoria. Filie-se ao Sindijornalistas e fortaleça seu Sindicato, contribuindo para que possamos cada vez mais promover cursos e eventos para contribuir na qualificação profissional.