trusted online casino malaysia

Jornalistas aprovam prestação de contas do Sindicato

No último dia 28 de março, os jornalistas, reunidos em assembléia, aprovaram por unanimidade as contas do sindicato do exercício de 2008. O sindicato é mantido pela contribuição mensal dos seus associados e por recursos provenientes da contribuição sindical, repassada pela Caixa Econômica Federal no mês de maio.

Segundo a Diretora de Finanças do Sindjornalistas, Edlamara Conti, o Conselho Fiscal tem o papel de acompanhar e fiscalizar de perto os gastos da entidade, e uma assembléia geral é convocada anualmente para aprovação das contas. O balanço simplificado do exercício 2007/2008 esta disponível no site do Sindicato dos Jornalistas.

A contribuição sindical, uma das fontes de recuros dos sindicatos, está prevista nos artigos 578 a 591 da CLT. A contribuição é devida por todos os empregados, trabalhadores autônomos e empresários, que integrarem uma determinada categoria econômica ou profissional. “O objetivo da cobrança é o custeio das atividades do sindicato, seja patronal ou de trabalhadores”, lembra Suzana Tatagiba, presidente do Sindicato dos Jornalistas.

Entre as ações financiadas com o imposto sindical dos trabalhadores está a  campanha salarial da categoria que tem como data base o dia 1º de maio. Segundo Suzana Tatagiba, parte do imposto sindical é gasta com ações da campanha salarial dos trabalhadores, que visa garantir, nos acordos coletivos, melhores condições de trabalho e remuneração digna para a categoria. “Isso não depende de que jornalista seja associado ao sindicato”, explica.

Suzana ressalta que a filiação ao Sindicato é importante, pois todos devem contribuir para que a entidade seja cada fez mais forte e, para isso, são necessários recursos durante todo o ano. “Não devemos ficar dependente do imposto sindical, que é uma contribuição imposta pelo Governo Federal”, diz. Segundo ela, o que deveria existir é um pagamento discutido com todos e não decidido de uma forma chamada popularmente “de cima para baixo”, desde o governo de Getúlio Vargas.

Imposto sindical

A contribuição possui natureza tributária e é recolhida compulsoriamente dos empregadores (Contribuição Sindical Patronal) no mês de janeiro e dos trabalhadores, no mês de abril de cada ano. Sua distribuição é feita pela Caixa Econômica Federal na seguinte proporção: 60% para o sindicato; 20% para a “Conta Especial Emprego e Salário”, administrada pelo Ministério do Trabalho; 15% para a Federação; e 5% para a Confederação.

Para o trabalhador, o valor do imposto sindical corresponde a um dia de trabalho – basta calcular quanto se ganha por dia, dividindo o salário por 30 (dias). O desconto é feito em folha no pagamento referente a março e as empresas têm até o final de abril para fazer o pagamento do imposto junto à Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela distribuição da contribuição sindical, conforme determina a lei.