trusted online casino malaysia

Jornalistas assinam Convenção Salarial 2008/2009

A Convenção Coletiva de trabalho dos jornalistas, relativa ao período 2008/2009 finalmente chegou ao final. Reunidos em Assembléia Geral, realizada no dia 30 de dezembro, os jornalistas aceitaram as cláusulas econômicas propostas pelos sindicatos patronais de rádio e TV (Sertes) e Sindijores (Jornais e Revistas).  Trabalhadores que recebiam piso de um mil reais terão reajuste de 9.21% e abono de R$120. Salários acima do piso têm correção de 5.9% e abono de R$100.

As diferenças serão efetivadas no pagamento de fevereiro, integralmente. Os aumentos devem ser aplicados também sobre os salários de quem cobriu férias ou acumulou funções. As cláusulas sociais continuam praticamente as mesmas da convenção passada.

 A Mesa de Negociação do Sindijornalistas, formada pela presidente Suzana Tatagiba, a diretora de Comunicação Zelita Viana e a assessoria jurídica, conduziu o processo durante quase sete meses, tendo, inclusive, solicitado a intervenção do Ministério Público do Trabalho, a fim de tentar uma maior flexibilização das propostas patronais. Em junho, na primeira vez que as partes se encontraram, os patronais "acenaram" com a proposta de zero de aumento e retirada do Piso Salarial. Essa disposição dos patrões em não construir uma negociação social precisa ser contida, com toda veemência, o que só pode ser feito com a participação dos colegas.

Mesmo reconhecendo que a base da pirâmide dos jornalistas pode comemorar um aumento real superior a 3% o Sindijornalistas entende que a categoria precisa, com urgência, demonstrar sua insatisfação e participar diretamente das tomadas de decisão. Esta é a condição para que a proposta de “aumento salarial zero” seja considerada uma afronta e um desrespeito, até mesmo entre os patrões.