trusted online casino malaysia

Jornalistas capixabas têm um dos salários mais baixos do Brasil

Estamos em plena negociação salarial e, conforme estudos do economista Helder Gomes para o Sindijornalistas/ES,  apenas para  recomposição salarial, a categoria precisa  ter 19. 21% de reposição. Este índice mostra que estamos perdendo 1/5  de nossos salários, situados dentre os mais baixos do país, como podemos ver no link https://fiibrasil.com/salario/quanto-ganha-um-jornalista/). 

O  salário médio dos profissionais do Espírito Santo figura em 13º lugar dentre os estados da Federação. Enquanto a média salarial nacional  dos jornalistas é de cerca de 5 mil reais, no Espírito Santo está na faixa de  R$ 3.570,00. Ou seja, não chega a 3 salários mínimos. Já o piso salarial convencionado, que vale para os noticiários diários na Grande Vitória, está em R$ 2.266,51, valor abaixo de 2 salários mínimos nacionais.

Inflação alta, salários baixos. O INPC, medido pelo IBGE, registra que a Grande Vitória tem uma inflação alta  em relação à média nacional. De primeiro de maio de 2021 a 30 de abril de 2022, período que serve de medida para a negociação salarial local, o índice acumulado da inflação no país foi de 12,47%.  Na região Metropolitana da Grande Vitória, a média geral foi de 12,58%. A diferença pode parecer pequena mas não é. Vejam alguns exemplos: 

No conjunto alimentação e bebidas, o índice nacional da inflação (perda de que corrói os salários dos trabalhadores) foi de 13,44%. Na Grande Vitória alcançou o patamar de 16,19%. A alimentação em domicílio na Grande Vitória ficou em 18,12%, bem acima do índice nacional que foi de 15,52%. Para se ter uma ideia clara destes fatos, os principais itens da cesta básica  estão bem mais caros nos municípios da Grande Vitória do que no restante do país assim como  a habitação, o transporte, a energia e os cuidados pessoais. Para recompor o poder de compra o reajuste necessário é 19,21%, destacando-se que, há anos, não há  ganho real. Ou seja,  as empresas não dão reajuste acima dos índices inflacionários e,  pior do que isto, há 2 anos não fazem  reposição total da inflação!!!!! 

Entendemos que este é um momento fundamental na defesa de um salário mais justo e convidamos a categoria para participar das ações do Sindijornalistas/ES.

Lembramos que teremos nova rodada de negociação nesta quinta feira e que contamos com a participação da categoria. Participe e fortaleça as ações do Sindijornalistas/ES. Juntos, somos mais fortes!!!