trusted online casino malaysia

Jornalistas são homenageadas em sessão solene na Assembleia Legislativa

A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo (Sindijornalistas), Suzana Tatagiba; e a repórter da Rádio CBN e do portal Gazeta Online, Letícia Cardoso, foram homenageadas em uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A sessão aconteceu no dia 20 de março e foi proposta pelo deputado estadual Genivaldo Lievore (PT). As jornalistas, juntamente com outras mulheres que atuam em diversas áreas, receberam a Comenda Maria Ortiz.

Para Suzana Tatagiba, que foi a primeira mulher a ser eleita presidente do Sindijornalistas, a homenagem realizada na Assembleia Legislativa é uma forma de reconhecer o trabalho de diversas mulheres que se dedicam a atividades de cunho transformador. “Hoje pudemos ver aqui, por exemplo, mulheres que trabalham junto às comunidades, que são verdadeiras lideranças e exercem uma influência muito grande na mobilização pelos direitos de grupos sociais que, infelizmente, são vítimas dos mais diversos tipos de preconceito”, afirma Suzana.

Homenageada pela primeira vez na Assembleia Legislativa, a jornalista Letícia Cardoso se sentiu honrada com o recebimento da Comenda Maria Ortiz. “É uma grande homenagem às mulheres que têm representatividade na sociedade capixaba”. Segundo Letícia, a mulher tem que acreditar em seu potencial, pois tem condições de atuar em várias áreas. Para ela, é preciso desmistificar algumas crenças a respeito da mulher no jornalismo, por exemplo. “A mulher também pode atuar com bastante força no jornalismo. Não há temas específicos sobre os quais elas podem ou não falar. Uma mulher pode falar sobre esportes, por exemplo. Além disso, ela tem total condição de trabalhar com temas relacionados a todas as esferas de poder e ser recebida com total respeito nesses espaços”, defende Letícia.

Apesar das conquistas que as mulheres alcançaram, principalmente no século XX, ainda há muito o que avançar. Segundo dados relatados durante a sessão solene, a participação das mulheres na política ainda é muito restrita. Na Assembleia Legislativa do Espírito Santo há apenas três deputadas. No Senado, dos 81 parlamentares, apenas 12 são do sexo feminino. Na Câmara Federal elas ocupam apenas 8.8% das vagas para deputados federais.

No que diz respeito à violência doméstica, segundo a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher no Espírito Santo (Cedimes), Laudicéia Schuaba Andrade, os dados são assustadores. De acordo com ela, no último ano o município de Cachoeiro de Itapemirim registrou cerca de 3000 casos de violência contra as mulheres. Em  Guaçuí, 80% das mulheres afirmam já terem sofrido agressão física no lar. Em Vila Velha, o primeiro semestre de 2012 nem chegou ao fim e já foram registrados até agora cerca de 1000 casos.