trusted online casino malaysia

Livro coletivo de 60 autores sobre o golpe de 64 será lançado em 1º de abril

Será lançado em várias cidades do país, no próximo dia 1º de abril, o livro “60 anos do golpe: gerações em luta”, resultado de um ousado projeto concebido e coordenado pelo advogado e militante político Francisco Celso Calmon, que conseguiu reunir em tempo recorde artigos de 60 autores. Esses textos tanto tecem memórias quanto apresentam análises históricas e reflexões sobre a atual conjuntura política, numa tentativa de também apontar caminhos para a consolidação da democracia brasileira.

A data de 1º de abril marca os 60 anos do golpe militar que instaurou a feroz ditadura de 1964-1985 e deixou como saldo dos 21 anos de violência alguns milhares de mortos e desaparecidos, entre outros perversos e duradouros efeitos sobre a sociedade brasileira. Se são 434 os militantes mortos e desaparecidos oficialmente nomeados desde os relatórios das comissões da verdade de 2014, a eles devem se somar pelo menos 8.350 indígenas e 1.196 camponeses assassinados, de acordo com levantamentos das próprias comissões e posteriores estudos acadêmicos.

Os autores dos artigos reunidos no livro de 334 páginas são tanto sobreviventes da ditadura quanto militantes mais jovens de diferentes causas e movimentos em defesa dos direitos humanos. Entre eles encontram-se mulheres e homens, negros, brancos e indígenas, que são professores, pesquisadores acadêmicos, jornalistas, juristas, sindicalistas, sociólogos, economistas, psicólogos, intelectuais, poetas e escritores. Há no grupo ex-coordenadores da Comissão Nacional da Verdade, integrantes do Movimento Geração 68, representantes dos movimentos sociais da periferia, enfim, cidadãos e cidadãs que militam hoje ainda em defesa da democracia.

Trabalharam na organização desse imenso material, para concretizar o livro, Denise Carvalho Tatim, Gisele Silva Araújo, Roberto Junquilho e Sandra Mayrink Veiga. O ponto de partida da obra, que tem o apoio da Rede Brasil, Memória, Verdade e Justiça, do Canal Pororoca e do Movimento Geração 68, foi a proposta para que os candidatos a autores refletissem sobre a pergunta, “Onde estávamos em 1964 e onde estamos em 2024?”

Lançamentos – 1º de abril:
Vitória – Adufes (10h )- campus Goiabeiras/Ufes e na Biblioteca Pública do ES (19h)-Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá ;
*Em Vitória, haverá outros lançamentos no Triplex da Resistência, dia 4 de abril, às 19 horas; e no Centro Recreativo do Sindibancários, dia 12, às 19h

1º de abril:
Brasília — Livraria da Travessa (19h);
Rio – Museu da República (18h);
São Paulo – Teatro Ruth Escobar (18h);
Belo Horizonte — Casa do Jornalista (18h);
Curitiba – Anfiteatro 100 do setor de Ciências Humanas da UFPR (18h);
Goiânia – Auditório da AdufGo, 9 (20h);
Passo Fundo/ RS – Av. Presidente Vargas 1610 Loja 1016 Passo Fundo Shopping São Cristóvão (19)