Livro conta História da Imprensa Capixaba

 A história da imprensa no Espírito Santo é tema de um livro que será lançado no dia 18 de junho, no Ateliê Ana Paula Castro, em Bento Ferreira. Intitulada Aspectos Históricos da Imprensa Capixaba, a coletânea foi organizada pela jornalista Juçara Brittes e conta com textos de historiadores e jornalistas. Os autores são Gabriel Bittencourt, Joel Soprani, José Carlos Mattedi, Letícia Lindemberg, Sônia Barreto e Suzana Tatagiba.

O livro conta a história da imprensa capixaba desde 1840, com o lançamento do primeiro jornal impresso do Espírito Santo, O Estafeta, até 1955, com a publicação de O Diário. De acordo com Juçara Brittes, em alguns textos são abordados assuntos semelhantes, mas com perspectivas diferentes. “Foi respeitada a liberdade de análise de cada autor”, diz Juçara.

Segundo a organizadora, a liberdade de análise se deu, inclusive, na utilização das grafias de algumas publicações capixabas. “Muito do que sabemos sobre jornais mais antigos é através de manuscritos históricos. Por isso, acontece de um autor escrever a grafia de um jornal de uma forma e outro escrever de maneira diferente, pois não existem edições para conferir com zelo a grafia. Porém, as fontes que conseguimos são confiáveis”, explica.

O objetivo do livro é tornar acessíveis os conhecimentos relacionados à história da imprensa no Espírito Santo. Aspectos Históricos da Imprensa Capixaba será lançado pela Editora da Universidade Federal do Espírito Santo (Edufes). Segundo Juçara, a escolha dessa editora se deu por ser uma referência a nível nacional. “A Edufes tem uma grande quantidade de publicações e seu acervo abrange diversas áreas de conhecimento”, afirma. O valor do livro é de R$ 30,00.
 
O Ateliê Ana Paula Castro fica localizado na Rua Francisco Rubim, 210, em Bento Ferreira. O lançamento será das 19h, às 22h.