Livro marca nova fase da campanha em defesa do diploma

O segundo livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade” traz artigos de  acadêmicos, juristas e profissionais em defesa da obrigatoriedade da formação universitária específica para o exercício da profissão. A publicação marca a nova fase do movimento dos jornalistas e da sociedade por um jornalismo qualificado.

O livro  também traz trechos da defesa do advogado dos jornalistas, João Roberto Piza, e do voto do relator, juiz Manoel Álvares, no julgamento favorável à categoria no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em outubro de 2006. Atualmente o processo tramita no Superior Tribunal Federal e está prestes a ter seu julgamento final.
 
Interessados em adquirir podem entrar em contato com o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo pelo telefone (27) 3222.2699 ou com a Fenaj (61) 3244.0650.   Os organizadores da obra são os professores e diretores da Federação: Sérgio Murillo de Andrade e Valci Zuculoto.  Com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já foram impressos mais 2 mil exemplares.

O primeiro “Formação Superior em Jornalismo” foi publicado em 2002, quando já tramitava a ação que busca tirar dos jornalistas um dos pilares da sua regulamentação profissional e, por conseqüência, da população brasileira de receber um jornalismo de qualidade, democrático, plural e exercido com responsabilidade e ética. Organizado pelo jornalista e professor  Francisco Karam, está disponível no site da Fernaj.

Os dois livros fazem parte da campanha nacional em defesa do diploma e de lutas maiores da categoria, especialmente, pela qualidade do ensino do próprio jornalismo. A Federação e seus sindicatos ao liderarem a formulação e aplicação de um completo e extenso Programa Nacional de Estímulo à Qualidade da Formação em Jornalismo, têm demonstrado que suas preocupações vão muito além da justa garantia de conquistas corporativas, estando, acima de tudo, baseadas na defesa de direitos da sociedade.  

Veja abaixo os títulos dos artigos e documentos publicados no livro Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade.

O Jornalismo como missão possível
Celso Augusto Schröder
 
Novas e velhas tendências: os dilemas do ensino de jornalismo na sociedade da informação
Eduardo Meditsch
 
A contribuição do CFJ para a qualidade da formação do jornalista
Gerson Martins
 
O jornalismo e a vida (civil) humana: diplomas e carteiras
Luiz Martins
 
Muito além do diploma
Muniz Sodré
 
A formação dos jornalistas e uma falácia descrita por Platão
Nilson Lage
 
A Teoria da Contingência e a conexão entre os Cursos de Comunicação e os Sindicatos dos Jornalistas: teoria e prática no ensino de Jornalismo
Valéria Tótaro
 
Oito (ou mais) razões para se exigir o diploma
Antônio Alvares
 
Reflexões acerca da constitucionalidade da exigência de diploma para a carreira de jornalista
Celso Spitzcovsky
 
Jornalista sem diploma?
Domingos Fabiano Cosenza
 
Defesa da Fenaj e do SJSP
João Roberto Piza
 
Voto do Relator
Manoel Álvares
 
Aspectos da evolução do jornalismo
Barbosa Lima Sobrinho
 
Não ao retrocesso!
Carlos Chagas
 
O último elo
Claudio Abramo
 
Regulamentação: a história da luta
Lucídio Castelo Branco
 
A organização e regulamentação profissional em defesa do Jornalismo
Sérgio Murillo de Andrade e Valci Zuculoto