trusted online casino malaysia

MPT marca mediação entre Jornalistas e Sindijores

O SINDIJORNALISTAS acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para mediar as reuniões da campanha salarial dos jornalistas capixabas.

No dia 15 deste mês, numa reunião virtual, a partir das 11 horas, a Comissão de Negociação do Sindicato dos Jornalistas participa da primeira reunião mediada pelo Ministério Público do Trabalho com o Sindijores (Sindicato patronal de jornais, revistas e similares).

No encontro, os jornalistas querem uma resposta à proposta feita pela Comissão de Negociação dos trabalhadores de pagamento de um reajuste pelo índice da inflação de 12,47% (INPC medido pelo IBGE entre maio de 2021 a abril de 2022) retroativo a maio, a ser pago no próximo salário, e os 6% restantes que compõem a perda salarial de 19,21% parcelados em 2 vezes.

O Sindijores fez apenas uma reunião com o Sindijornalistas e propôs somente 6% de reajuste nos salários dos jornalistas de forma linear. Ou seja, pagos a todos os profissionais e retroativos a maio deste ano. E o restante da inflação que corrói os nossos salários vai para o espaço.

SERTES

O Sindicato patronal das empresas de Rádio e Televisão, após 4 reuniões com a Comissão de Negociação do Sindicato dos Jornalistas, também propôs índices bem aquém da nossa perda salarial de 19,21%. O Sertes ainda não respondeu à proposta do Sindijornalistas de reajuste pelo índice da inflação de 12,47% retroativo a maio e os 6% restantes divididos em 2 parcelas nos próximos salários.

A reunião de mediação no MPT entre Sindijornalistas e Sertes até o momento não foi marcada pela Justiça do Trabalho. Estamos aguardando.

É bom sempre lembrar que estes índices são para recompor o nosso salário somente pela inflação acumulada desde 2019. Há anos os salários dos jornalistas capixabas não têm aumento, ou seja, não recebem ganho real.