Negociação salarial continua nesta quinta-feira

Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas) e representantes dos sindicatos patronais darão continuidade à negociação salarial 2008, nesta quinta-feira, dia 24, em duas sessões: às 9h30, no Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do ES (Sertes) e 14h30, no Sindicato das Empresas de Jornais, Periódicos, Revistas e Similares do ES (Sindjores).

Na segunda rodada de negociação, realizada no último dia 10, a proposta econômica  feita pelos patrões foi de aplicar sobre os salários reajuste de 3%. O que foi rejeitado pelo Sindijornalistas, pois, sequer, corresponde a inflação dos  últimos 12 meses, que é de 5,09%. Os empresários argumentam que as empresas não suportariam um aumento maior que o oferecido.

Mas, segundo dados divulgados pela própria Associação Nacional de Jornais (ANJ), somente no primeiro trimestre de 2008 os investimentos publicitários nos jornais cresceram 23,72%, comparado ao mesmo período do ano passado, com isso a fatia dos jornais no bolo publicitário chegou a 19,40% em março,

Ainda, no ano passado, os jornais tiveram um aumento de circulação de 11,80% e subiram a sua participação no bolo publicitário para 16,28%. Os trabalhadores jornalistas também comemoram o bom momento vivenciado pelas empresas. E é diante desse excelente desempenho dos jornais que o Sindijornalistas espera receber dos empresários uma nova contraproposta, na quinta-feira.

Principais reivindicações dos jornalistas
– Aumento real de 5% nos salários
– Reposição da inflação do período (maio/2007 a abril/2008)
– Auxílio alimentação

Marília Poletti
Assessoria de Imprensa
Sindijornalistas-ES