trusted online casino malaysia

Nem sempre flores mas as conquistas vieram

Por Marcelle Altoé (*)

Ingressar no curso de Jornalismo na Ufes não passava de um grande sonho, um devaneio  que se concretizou em 2002, mas as flores que imaginei nem sempre estiveram no meu caminho. Por ser do interior, de Venda Nova do Imigrante, muitos colegas me viam como “roceira,” sem qualificações para estar em uma Universidade Federal na capital do Espírito Santo. No entanto, a vocação de contribuir para um mundo melhor por meio do jornalismo sempre falou mais alto e segui em frente.  

No segundo período do curso conquistei uma vaga de estágio na assessoria de imprensa do Incaper/Secretaria de Agricultura onde  também fazia coberturas jornalísticas  para a Rádio Espírito Santo e para a TVE, transmissora da TV Cultura. Foi uma experiência prática que me fez crescer muito! Mas ainda na faculdade fui aprovada no concorridíssimo Curso de Residência em Jornalismo, da Rede Gazeta e  aproveitei tudo o que pude daquela valiosa oportunidade.

Em seguida fui chamada para trabalhar na editoria de Polícia do Jornal A Tribuna e, seis meses depois, estava na TV Gazeta Noroeste (Globo), em Colatina, onde tive vivências inesquecíveis nos quatro anos em que lá fiquei. Uma que me marcou muito foi a queda de um helicóptero que transportava órgãos para transplante pois aquele acidente provocou a morte das seis pessoas que estavam a bordo da aeronave.

De volta à capital, em 2010, fui contratada pela TV Tribuna (SBT), emissora onde  conquistei muitos prêmios jornalísticos, inclusive nacionais, como o Primeiro Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, na categoria TV. Confesso que fui à Brasília participar da cerimônia sem nenhuma expectativa de trazer o troféu para o Espírito Santo mas ele veio, sim, para o solo capixaba, graças a Deus!

Foi na TV Tribuna que recebi cartas brancas da eterna “chefa” e amiga Janine Jordaim, para iniciar o Conexão Justiça, projeto idealizado por mim e que reflete bem minha alma de jornalista e advogada! Eu amo ajudar as pessoas mais carentes a conquistar e a usufruir de seus direitos!

Infelizmente, com a pandemia do coronavírus, vieram tempos difíceis e chegou a hora de me despedir daquela casa que me abrigou por mais de 12 anos! Como também sou advogada fui convidada pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, para apresentar e editar o programa Direito em Foco, na Record News/ ES, o que fiz durante um ano.

Atualmente sou repórter da TVE e apresento, também, o quadro Conexão Justiça na TV Vitória (Record/ES) apontando e conquistando resoluções de problemas jurídicos para muita gente humilde, tendo grande repercussão até fora do Espírito Santo. Agradeço a Deus e ao Diretor de Jornalismo da TV Vitória Alexandre Carvalho, pela confiança e apoio nesse projeto tão especial!

Contei um pouco da minha trajetória para você, mulher, que está na graduação de jornalismo ou que acabou de ingressar na carreira e, na qual, iniciante é carinhosamente chamada pelos veteranos de “foca”. Você vai precisar se impor muitas vezes! Vai precisar mostrar que determinadas “brincadeiras” a incomodam mesmo que venham de fontes importantes!

Apesar de todo o machismo que ainda existe temos que ser fortes e sempre buscar  aquilo que é correto! Sempre mostrar os dois lados de um fato! Sempre nos colocar no lugar do outro!

Não podemos deixar que preconceitos retrógados de gênero, idade, raça, cor, enfim, sejam quais forem, vençam a nossa competência e o nosso mérito! Nós mulheres somos, sim, diferenciadas! Temos um olhar mais sensível e, ainda, conseguimos a façanha de fazer, com maestria, várias coisas ao mesmo tempo!

Que todas nós saibamos nos dar as mãos, de verdade e fazer com que  a sororidade seja mais do  uma modinha ou  uma palavra no vocabulário!

——————-

* Marcelle Altoé é jornalista graduada pela UFES.  Foi repórter, editora e apresentadora na TV Gazeta Noroeste e na TV Tribuna. Apresentou, editou e produziu o programa Direito em Foco,  parceria OAB-ES/  Record News ES/Rede Sim. Atualmente é repórter da TVE-Espírito Santo e apresenta o Conexão Justiça, quadro telejornalístico autoral, na TV Vitória, com repercussão no Folha Vitória e na Jovem Pan News Vitória. Recebeu vários prêmios telejornalísticos locais e nacionais e é assessora de imprensa e instrutora de Media Trainning. É advogada, com atuação principalmente no Tribunal do Júri.