trusted online casino malaysia

Nota de Repúdio

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo (SINDIJORNALISTAS) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público repudiar mais uma vez a ação de intimidação dos traficantes e milicianos que dominam os morros de Vitória e que na manhã desta terça-feira (11/10/2022) ameaçaram a vida de jornalistas, cinegrafista e motorista da Rede Tribuna (afiliada ao SBT) ao atearem fogo no carro da empresa  ( assista vídeo – reprodução/redes sociais). Felizmente, nenhum dos profissionais se feriu fisicamente, mas psicologicamente o estresse e o receio de ataques viraram uma constante na nossa profissão.

Esta agressão às equipes da Rede Tribuna não é isolada. Por várias vezes os traficantes ameaçaram e ameaçam jornalistas que estão somente trabalhando nas comunidades, além de permanentemente deixarem os moradores amedrontados.

Carros de outras equipes de jornalismo já foram depredados e queimados (TV Gazeta em 25 de outubro de 2016, destruído por 30 pessoas que ocuparam a Avenida Leitão da Silva; TV Vitória, carro queimado em 06 de maio de 2019, nas imediações do Morro Bonfim e hoje, 11 de outubro de 2022, veículo da Rede Tribuna queimado também na região do Bonfim. Todos os ataques foram praticados por pessoas ligadas ao tráfico de drogas que domina os morros de Vitória e não é contido pelos órgãos de segurança do Estado.

Infelizmente, o Brasil se tornou um país extremamente violento para o exercício do jornalismo que somente cumpre sua obrigação democrática de levar a informação à população.

O Sindicato dos Jornalistas e a Fenaj se solidarizam com os profissionais de imprensa e com os moradores destas regiões e exigem que o Governo do Estado tome providências para resguardar a segurança dos profissionais de imprensa e também dos moradores e moradoras que residem nestas comunidades.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo
Federação Nacional dos Jornalistas