Novo presidente da Intercom faz defesa do diploma ao tomar posse

O jornalista e professor Antônio Hohlfeldt (PUCRS) assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom durante o 31º Congresso da entidade, realizado em Natal, RN, de 3 a 7 de setembro. Em discurso na solenidade de posse, no dia 5, Hohlfeldt afirmou que na sua gestão, 2008-2011, a Intercom vai intensificar e aprofundar as parcerias com a FENAJ.

Lembrando que a entidade já se posicionou em favor da manutenção da obrigatoriedade da formação superior específica para o exercício profissional do Jornalismo, inclusive em carta ao STF, afirmou que esta não é uma questão meramente corporativista, mas voltada ao interesse da sociedade. Em entrevista, Hohlfeldt argumentou que é direito da sociedade brasileira ter bons jornalistas, ter boa informação multiplicada para formar suas decisões e suas posições. Este, segundo ele, é o grande desafio e grande serviço que o jornalismo presta.

Durante o 31º Congresso da Intercom, as diretoras da FENAJ Valci Zuculoto e Edvânia Kátia, juntamente com a presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN, Neli Carlos, divulgaram a campanha circulando o abaixo-assinado e distribuindo adesivos entre os quatro mil participantes – professores, pesquisadores e estudantes de comunicação. Na solenidade de abertura do evento, na noite de 3 de setembro, o ainda presidente, professor José Marques de Melo, e o coordenador local do Intercom 2008, professor Moacir Barbosa, colocaram em destaque o "banner" da campanha em defesa do diploma.

A maioria dos congressistas que participaram da solenidade também fizeram questão de usar o adesivo de apoio ao movimento dos jornalistas brasileiros. Para marcar a campanha durante o evento, a FENAJ ainda distribuiu exemplares do novo livro "Formação Superior em Jornalismo – uma exigência que interessa à sociedade".

Veja abaixo a nova diretoria da Intercom, triênio 2008 – 2011, que tem, entre seus integrantes, vários jornalistas que são professores e pesquisadores renomados nas principais universidades brasileiras.

Diretoria Executiva
Presidente: Antonio Hohlfeldt (PUCRS)
Vice-Presidente: Nélia Rodrigues Del Bianco (UnB)
Diretor Financeiro: Fernando Ferreira de Almeida (Umesp)
Diretor Administrativo: José Carlos Marques (Mackenzie)
Diretora Científica: Marialva Carlos Barbosa (UFF)
Diretora Cultural: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (UFPR)
Diretor Editorial: Osvando José de Morais (Uniso)
Diretora de Documentação: Maria Cristina Gobbi (Umesp)
Diretora de Projetos: Paula Casari Cundari (Feevale)
Diretor de Rel. Internacionais: Edgard Rebouças (UFPE)

Conselho Fiscal
Ada de Freitas Maneti Dencker (UAM)
Eduardo Barreto Viana Meditsch (UFSC)
Giovandro Marcus Ferreira (UFBA)
José Luiz Proença (USP)
Maria Salett Tauk Santos (UFRPE)

Fonte/matéria: www.fenaj.org.br