trusted online casino malaysia

Pesquisa aponta: jornalistas estão trabalhando mais

Segundo os dados de pesquisa qualitativa sobre as condições de trabalho dos jornalistas na América Latina e Caribe, os jornalistas brasileiros estão trabalhando mais nos últimos anos. Entre os pesquisados, 25,40% trabalham em expediente completo, enquanto 33,33% trabalham entre 5h e 7 horas e 20,63% da categoria trabalha 8h diárias. A lei brasileira diz que os jornalistas devem trabalhar 5 horas por dia, mas apenas 14,29% disseram que recebem horas extras pelo trabalho que excede à jornada.

Sobre violação dos direitos trabalhistas, os jornalistas apontaram constantes descumprimentos de cláusulas de acordos coletivos da categoria, como o não-pagamento de horas extras, não-cumprimento de obrigações sociais como o FGTS, e acúmulo de funções. A demissão sem justa causa também tem sido uma prática normal nas empresas de comunicação do País.

Outras questões são apontadas na pesquisa, concluída em outubro passado e promovida pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e a ONG norte-americana Centro de Solidariedade. No Brasil, a pesquisa foi coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas.