trusted online casino malaysia

Violações aos Direitos Humanos no Estado podem ser denunciadas pela Internet

Numa parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo e o governo do Estado foi criada a Rede Capixaba de Direitos Humanos (RCDH), proporcionando à população capixaba uma ferramenta on-line para denunciar os casos de violação dos direitos Humanos. O lançamento foi nesta quarta-feira (24), na Ufes.

Através da Rede, formada partir de um site que reúne informações, canais de denúncia de violações, além de vasto material que informa sobre legislação e tratados de direitos humanos, o governo do Estado vai poder acompanhar todos os casos de violação de direitos humanos acontecidos e publicizados nos Espírito Santo.

O site ainda contempla uma extensa lista de violações, que vão desde abuso de autoridade, passando por violência contra pessoas com deficiência; violência doméstica; racismo e injúria racial; até neonazismo, tortura e tráfico de pessoas.  Para acessar basta entrar no endereço  http://www.rcdh.ufes.br/, e os serviços disponíveis no site da Rede Capixaba de Direitos Humanos também estarão acessíveis por meio de smartphone e tablete.

Outra novidade da iniciativa é que as denúncias feitas – pelo site e, também, por telefone- serão e automaticamente encaminhadas para os órgãos competentes: Ministério Público Estadual (MPES), Tribunal de Justiça do Estado (TJES), Defensoria Pública, ou para os conselhos específicos.  Além disso, o denunciante também pode acompanhar a denúncia após o registro, e cobrar providências.

O subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Perly Cipriano, destacou que a Rede Capixaba de Direitos Humanos é um instrumento inédito no País, portanto ele espera que a partir de agora outros estados também formulem suas próprias redes. A Rede capixaba também funcionará como banco de dados para estatísticas de violações.

(Com informações do site da Ufes e do Jornal on-line, Século Diário) Foto: foto de Thaiana Gomes (Ufes)