trusted online casino malaysia

Prêmio Congresso em Foco chega à sua nona edição

downloadQuem são os parlamentares que melhor representam a população no Congresso em 2015? E quais são aqueles que mais se destacaram em determinadas categorias? Essas são algumas das perguntas que você poderá responder a partir de agora até o dia 20 de setembro, na nona edição do Prêmio Congresso em Foco.

Para votar, acesse aqui

Uma das novidades deste ano é que a votação será aberta aos internautas, sem o “filtro” dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, como ocorria em edições anteriores. Os jornalistas continuarão sendo consultados – em votação à parte, feita com urnas itinerantes e mediante acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal -, mas os congressistas mais votados serão homenageados em duas categorias especiais: “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas” e “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”.

Antes, as escolhas dos jornalistas já determinavam a seleção dos premiados para todas as categorias, cabendo ao público definir pela internet a classificação final dos parlamentares e acrescentar um nome a mais em cada categoria de premiação.

Como tem sido feito nos últimos anos, não são elegíveis parlamentares com ações penais ou inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Outra inovação é que os votos na internet serão colhidos pela plataforma interativa Vote na Web, site idealizado pelo publicitário Fernando Barreto para promover a discussão pública sobre proposições legislativas em tramitação no Congresso. Com a mudança, o usuário terá três caminhos possíveis para votar, todos eles exigindo cadastramento prévio: fazendo o cadastro no próprio Vote na Web, ciente de que seus dados serão compartilhados com o Congresso em Foco, ou usando os cadastros do Google Mais LogIn ou do Facebook LogIn.

Uma vez mais, toda a votação pela web será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

As categorias

Em 2015, os congressistas disputarão duas categorias gerais, “Melhores Senadores do Ano” e “Melhores Deputados do Ano”, que distinguirão os parlamentares que foram avaliados pelo público participante da votação pela internet como os de melhor desempenho desde o início da atual legislatura, iniciada em fevereiro de 2015. Os dez senadores e os 20 deputados mais votados serão premiados, em cerimônia que será realizada no dia 8 de outubro, em Brasília.

Além das duas categorias especiais citadas antes, que premiarão os deputados e senadores mais bem avaliados pelos jornalistas, haverá uma distinção específica para os congressistas com menos de 45 anos de idade (“Parlamentares de Futuro”) e outras quatro categorias de premiação por áreas temáticas. Elas homenagearão os parlamentares que a sociedade julgar mais comprometidos com a defesa de “Cidadania e Justiça Social”, o “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, a “Defesa da Agropecuária” e a “Profissionalização da Gestão Pública”.

Valorizar bons exemplos

Um dos principais objetivos do prêmio é realçar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato. A premiação também procura valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. A votação na internet também estimula população, geralmente cética em relação ao Congresso, a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos.

As novas regras do prêmio foram anunciadas em almoço realizado ontem (19) no restaurante Oliver, em Brasília, com a presença de muitos deputados e senadores, além de jornalistas e representantes das instituições que apoiam o projeto. No encontro, o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, anunciou o novo regulamento da premiação, criada em 2006. Nenhum dos parlamentares presentes apresentou qualquer restrição às normas divulgadas.

Veja o regulamento Prêmio Congresso em Foco 2015

O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Fonte: Congresso em Foco