trusted online casino malaysia

Quem é o jornalista brasileiro? Participe da pesquisa

Está à disposição dos jornalistas, na Internet, o questionário que vai ajudar a traçar o perfil da categoria no País. A pesquisa, do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC), tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Acesse o questionário aqui.

Trata-se do maior levantamento feito no Brasil em relação à categoria dos jornalistas. Os resultados obtidos com a participação espontânea serão comparados aos dados de 1.102 jornalistas, uma amostra selecionada entre mais de 92 mil profissionais registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“O uso de internet para a realização de pesquisas quantitativas ainda é recente no Brasil”, observa o coordenador da pesquisa, o professor Jacques Mick, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. “Não temos como saber, a priori, se a participação espontânea dos jornalistas com acesso à internet corresponderá à distribuição do conjunto da categoria. Por isso, optamos por comparar os dados obtidos por meio de duas estratégias distintas de pesquisa”, explica.

O presidente da Fenaj, Celso Schröder, acredita que o trabalho, que conta com patrocínio da Federação, vai ser útil na atuação dos sindicatos de jornalistas brasileiros. “Conhecer a realidade que envolve nossa profissão é fundamental para potencializar ações em defesa dos jornalistas e do próprio jornalismo”, enfatiza Schröder.
O questionário para participação direta está disponível na página da pesquisa na internet (http://perfildojornalista.ufsc.br), onde há mais informações sobre os objetivos, a equipe e os procedimentos metodológicos. O questionário também está disponível em https://pt.surveymonkey.com/s/perfil_jornal_aberto. O tempo médio de preenchimento é de apenas dez minutos.