trusted online casino malaysia

Salários dos jornalistas capixabas perdem poder de compra

Os jornalistas capixabas para recompor o poder de compra dos seus salários têm necessidade de um reajuste em torno dos 15,95%, os dados são do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estados Socioeconômicos), entidade a qual o Sindijornalistas é filiado.

Segundo cálculos do Departamento Intersindical, de 2000 até abril de 2014 foi detectado uma grande discrepância entre a evolução dos indicadores para cálculos da inflação no período e a evolução salarial no mesmo período. Ou seja,ao longo destes anos os jornalistas do Espírito Santo sofreram perdas significativas em seus ganhos salariais.

Abonos Salariais

Contribuiu para o aumento desta perda de massa salarial, de acordo com o demonstrativo apresentado pelo DIEESE, a recusa das empresas de comunicação em conceder ganhos reais e a concessão, por parte do patronato, de míseros abonos que não foram incorporados ao salário do profissional.

Partindo da premissa de recuperação da plenitude salarial dos jornalistas, o Sindicato está reivindicando na mesa de negociação a inflação do período ( maio de 2013 a abril de 2014) de 5,81% e 3% de ganho real.

Ao contrário do esperado, os sindicatos patronais na última rodada de negociação , realizada no dia 06/06, ofereceram o índice do INPC de 5,81+ 0,84% de ganho real, totalizando um reajuste de 6,65%.

Mas Isto não basta para começar a desconstruir as perdas significativas que há 14 anos vêm impactando gravemente nossos salários e deixando os jornalistas com rendimentos abaixo do mercado capixaba e do país e, consequentemente, se subjugando a jornadas extenuantes.