trusted online casino malaysia

Seminário debate mídia, violência e segurança pública

Mídia, Violência e Segurança Pública é o tema do seminário realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Vitória, em parceria com o Sindijornalistas-ES, no dia 23 de novembro, às 19h, no auditório da secretaria, na Casa do Cidadão, em Maruípe. O evento conta com o apoio do Fórum Capixaba de Segurança Pública e é aberto ao público.

Além do jornalista da Ufes e professor Jorge Lellis Bonfim Medina, o seminário conta com a presença da escritora e jornalista Suzana Varjão, que lançou em Salvador o livro “Micropoderes, macroviolências”. A publicação recompõe a atmosfera de um centro urbano em guerra, por meio da leitura dos principais jornais da capital baiana.

Entre suas considerações, Varjão destaca os mecanismos simbólicos e discursivos usados para naturalizar e legitimar a violência. “Se, num determinado dia, ocorrem dez assassinatos de pessoas negras e pobres e você valoriza um assalto sem conseqüências físicas contra pessoas brancas e bem situadas, você está dizendo, sem dizê-lo, que a vida de negros e pobres vale menos que a vida dos brancos e bem aquinhoados”, afirma.

Jorge Lellis Bonfim Medina é jornalista e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Suzana Varjão é escritora, jornalista e mestre em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da UFBA, membro da Rede de Lideranças Sociais da Fundação Avina e uma das fundadoras do movimento Estado de Paz. Recebeu 27 prêmios de reportagem, entre locais, nacionais e internacionais – a maioria deles pela defesa dos direitos humanos.