trusted online casino malaysia

Seminário discute TV Brasil e sistema público de comunicação

O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social – realizou no dia 07 de março, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), o seminário "TV Brasil e os Desafios para a Constituição de um Sistema Público de Comunicação"

O evento contou com a participação de 150 pessoas, dentre elas, representantes de várias organizações e entidades do setor, como também da direção da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), criada pelo governo do Presidente Lula, e duas jornalistas do ES.

A jornalista e subsecretária de Comunicação da Prefeitura de Vitória, Mirela Adams participou do evento e lamentou a ausência de jornalistas e entidades da classe, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da qual é conselheira, e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Para ela, abriu-se um espaço de discussão que deveria ter sido aproveitado, já que a TV Pública abre vagas para os profissionais e receberá recursos do governo federal da ordem de R$ 500 milhões.

Dois temas foram discutidos: pela manhã, "Os rumos da nova TV pública brasileira" e, à tarde, "Os desafios para a construção de um Sistema Público de Comunicação". O Intervozes apresentou uma pesquisa desenvolvida em 12 países sobre os sistemas públicos de comunicação.

A professora da Ufes, doutora em Comunicação, Juçara Brittes também foi ao seminário. Ela conta que ficou satisfeita de participar das discussões, de conhecer as pessoas que lutam pela democratização dos meios de comunicação no Brasil, desde a década de 70. Entretanto, a professora também sentiu falta de uma estratégia de planejamento sólida e que garanta a participação da sociedade civil no projeto de comunicação pública, pois "só será realmente pública quando estiver garantida a participação da sociedade. Por enquanto é só governamental", explica.

(site do Intervozes – http://www.intrevozes.org.br/)