trusted online casino malaysia

Servidores promoverão atos públicos para denunciar sucateamento da RTV

Servidores vão promover uma série de atos públicos para denunciar o sucateamento da Rádio e Televisão Educativa do Espírito Santo (RTV-ES). As ações visam chamar à atenção da sociedade para o problema. A decisão foi tomada, durante assembleia realizada no auditório do Sindipúblicos, nesta quarta-feira (16/10).

Os trabalhadores há muito vêm denunciando a situação precária em que se encontra a Rádio e a Televisão Educativa do Estado. Os investimentos em equipamentos, infraestrutura física e pessoal praticamente não existem. Há anos esse processo vem ocorrendo e a situação cada dia se agrava mais. Os poucos programas que existem, atualmente, se devem ao esforço e dedicação dos profissionais. “As condições de trabalho são mínimas”, denunciam.

Um dos problemas, mais urgentes, é a falta de segurança dos servidores da TVE em relação a sede da emissora. O local não oferece segurança e vem colocando em risco a vida das pessoas que lá trabalham. O pátio do Teatro Carmélia, onde funciona a TV, é invadido por usuários de drogas e usado para outras práticas que deixam os servidores expostos. Roubos, assaltos e até assassinatos já foram registrados nas imediações.

Diante da gravidade da situação e da falta de atitude do Governo do Estado em resolver a situação, os servidores, em assembleia da categoria, deliberaram por medidas que visam garantir que o Sistema não seja totalmente sucateado e continue como está hoje: servindo apenas para divulgar ações do governo e, ainda assim, com poucas condições de trabalho.

“É uma pena que o Governo não dê a devida atenção à comunicação pública e reconheça a importância da imprensa e de seus profissionais”, destaca a presidente do Sindijornalistas, Marília Poletti. Para a direção do Sindicato essa é uma decisão em defesa de um patrimônio que é da sociedade capixaba.

Para o presidente do Sindipúblicos, Gerson de Jesus, “agora é o momento de mostrar para a sociedade capixaba as condições precárias em que trabalham os servidores e nos colocar publicamente contra o sucateamento da RTV-ES”.

Há algum tempo as direções dos Sindicatos dos Jornalistas, dos Radialistas e dos Servidores Públicos, em conjunto, com representantes dos servidores vem dialogando com a direção da RTV-ES e a Secretaria de Estado de Comunicação sem obter sucesso nas suas reivindicações.

Morosidade e falta de transparência – Também é questionada a demora do Governo em atender a solicitação para a realização de concurso público e o alinhamento ao Novo Plano de Gestão de Pessoas e, ainda, a falta de transparência na utilização de recursos recebidos pelas emissoras, a exemplo do contrato com a TV Brasil e outras parcerias do sistema que poderiam resultar em melhorias para a Rádio e a TVE.

Entre as ações, aprovadas na assembleia, está ainda a solicitação de  informações, com base na Lei de Acesso a Informações Públicas (Lei 12.527/2011),  referente a investimentos no Sistema RTV-ES. Para as entidades representativas dos servidores, esses dados são importantes para que se tenham informações concretas.

Tags: