trusted online casino malaysia

Sindicato promove debate sobre a cobertura da cultural na mídia

A cobertura da imprensa na área cultura será abordada por Leonardo Brant, jornalista, pesquisador cultural e autor do livro O Poder da Cultura, em palestra promovida pelo sindicato dos jornalistas no dia 14 de agosto. O evento é mais uma edição do Projeto Sustentabilidade para Comunicadores.

A palestra acontece de 9h às 12h, no auditório do Hotel Sheraton Vitória, antigo Radisson. O evento é dirigido a jornalistas, representantes do Terceiro Setor, profissionais da área cultural, professores e estudantes universitários interessados no assunto. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever através do site www.sindijornalistases.org.br.

“A nossa proposta principal é debater temas de interesse da sociedade, tendo como foco os meios de comunicação e o trabalho jornalístico na cobertura da área cultural”, afirma Suzana Tatagiba, presidente do Sindicato. Ela lembra que os assuntos culturais na imprensa brasileira vêm desde seu nascimento, “embora os primeiros cadernos culturais só tenham aparecido bem depois”.

Após a palestra de Brant, os jornalistas José Roberto Santos Neves, editor do Caderno Pensar AG, de A Gazeta; Bruna Bezerra, apresentadora do programa Ponto Cult da Tv Tribuna; Alexandre Curtiss Alvarenga, coordenador do Grupo de Estudos Audiovisuais da Ufes; e Luís Tadeu Teixeira, editor do Programa Curta Vídeo, da TVE-ES, farão uma abordagem da cobertura local, tendo como debatedora Ivana Esteves, professora do curso de Jornalismo da UVV.

Leonardo Brant também é autor do livro Mercado Cultural e organizador das obras Políticas Culturais e Diversidade Cultural. É editor do site Cultura e Mercado, foi diretor da Revista Imprensa, e consultor do IG, Starmedia, Rede Bandeirantes, TV Cultura, entre outros. Além disso, é diretor do documentário Ctrl-V sobre a indústria audiovisual global.

Realizado pelo Sindijornalistas, em parceria com a Arcelor Mittal Tubarão, a palestra “A Cobertura Cultural na Mídia”, com Leonardo Brant, faz parte do projeto Sustentabilidade para Comunicadores. Iniciado em 2008, o projeto tem como eixos temáticos as seis dimensões da sustentabilidade: social, econômica, política, ambiental, cultural e espiritual.

Iniciado em 2008, o projeto já apresentou os temas “A Cobertura Social na Mídia”, com Amelia Gonzalez, editora do caderno Razão Social, suplemento mensal de sustentabilidade publicado pelo jornal O Globo; “A Cobertura Política na Mídia”, com Sylvio Costa, diretor do Congresso em Foco, site jornalístico que faz a cobertura do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos de Brasília. “A Cobertura Econômica na Mídia”, com Reinaldo Canto, jornalista e colunista da Revista Carta Capital e “A Cobertura do Meio Ambiente na Mídia”, com Washington Novaes, jornalista, escritor, colunista e comentarista do Programa Repórter Eco da TV Cultura de São Paulo.

Programação

8h30 | Credenciamento

09h00 | Abertura

09h10 | Palestra

A cobertura Cultural na Mídia

Leonardo Brant

Jornalista, pesquisador cultural, autor do livro

O Poder da Cultura. Foi diretor da revista Imprensa.

10h10 | Mesa redonda

Mediadora

Suzana Tatagiba – presidente do Sindijornalistas

Debatedora

Ivana Esteves – professora do curso de Jornalismo da UVV

Participantes

José Roberto Santos Neves – editor do  Caderno Pensar de AG

Luis Tadeu Teixeira – editor do programa Curta Vídeo da TVE-ES

Alexandre Curtiss – coordenador do GRAV (Grupo de Estudos Audiovisuais da Ufes)

11h30 | Debate

12h00 | Encerramento

12h10 | Brunch

Mais informações (27) 3222.2699