trusted online casino malaysia

Sindicato promove palestra e coquetel no Dia do Jornalista

Apesar de ter muito pouco para comemorar, o Dia do Jornalista – 7 de abril – será lembrado com uma palestra sobre “Liberdade e Imprensa”. O palestrante é Luiz Martins da Silva, mestre em comunicação, doutor em sociologia e coordenador do projeto SOS Imprensa. O evento começa às 19 horas da segunda-feira, no auditório da Assembléia Legislativa do ES. Quem for, ainda participa de um coquetel e poderá curtir o show 'Voz e Violão”, da cantora Cris Monteiro.

Como debatedor, o Sindijornalistas convidou secretário-geral adjunto da OAB-ES André Luiz Moreira, um conhecedor dos problemas dos jornalistas, pois é o advogado do Sindicato.

Valorização e organização
O evento promovido pelo Sindicato é o momento de refletir sobre o que acontece nas redações e nas assessorias de imprensa. Que liberdade e que imprensa é essa que nos amordaçam cada vez mais? Embora trabalhadores intelectuais, somos proibidos de pensar por conta própria, de sermos sujeitos conscientes e livres para reivindicar melhores condições de vida.Valorizar a categoria, que se encontra espremida entre o desemprego, os baixos salários, o assédio moral e o desrespeito patronal. O Sindicato dos Jornalistas profissionais busca soluções para os problemas vividos por todos e aposta na organização da categoria como instrumento de resistência e de luta contra os maus patrões. Não podemos aceitar passivamente, como vem ocorrendo, que as empresas aproveitam-se do enorme desemprego, para aviltar o mercado de trabalho. Terceirizam, valem-se de estagiários como mão-de-obra barata ou mesmo gratuita, afrontando a regulamentação profissional na jornada legal de cinco horas.

Por que 7 de abril?
O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa. É comemorado no Brasil em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o "Dia do Jornalista". (dados extraídos http://portalimprensa.uol.com.br/

Nota Oficial da Fenaj
No ano em que se comemora o bicentenário da imprensa no Brasil, a Fenaj quer fazer de 7 de abril um momento privilegiado de luta por reivindicações dos jornalistas como uma nova Lei de Imprensa e a convocação da Conferência Nacional de Comunicação. As orientações gerais para Dia do Jornalista foram definidas em reunião da Executiva da Fenaj com representantes de Sindicatos dos Jornalistas, realizada dia 29 de março, em Florianópolis.

A Executiva da Fenaj prepara uma nota oficial em alusão ao Dia do Jornalista. Paralelamente, estão sendo articulados pronunciamentos de representantes da entidade na Câmara dos Deputados e Senado. Segundo o presidente da Federação, Sérgio Murillo de Andrade, a orientação é para que os Sindicatos busquem espaços nos legislativos estaduais e municipais para ampliar o movimento.

Murillo destaca que a definição da Executiva da Fenaj em abordar a Lei de Imprensa e a Conferência Nacional de Comunicação deve-se ao momento favorável à ampliação do debate sobre os dois temas. Após o STF vetar, em fevereiro, diversos artigos da Lei 5.250/67, a Lei de Imprensa, criou-se um clima propício para esta discussão. “Há quase duas décadas defendemos a aprovação do PL 3.232/92, que possibilita regular democraticamente as relações da mídia e dos jornalistas com a sociedade”, argumenta. E quanto à Conferência de Comunicação, Murillo sustenta que, para os jornalistas, é um dos pilares do processo de democratização da comunicação no Brasil que não pode mais ser adiado.