trusted online casino malaysia

Sindicatos se reúnem com direção da RTV-ES

Problemas decorrentes da falta de investimentos necessários ao funcionamento do Sistema RTV-ES levaram o Sindicato dos Jornalistas a se reunir, na quinta-feira (21/3), com a direção da autarquia em busca de soluções. Além do quadro reduzido de pessoal são precárias as condições de trabalho para que os profissionais possam produzir e colocar no ar a programação local.
Os trabalhadores enfrentam outros problemas como precariedade de equipamentos e de infraestrutura física nos prédios onde funcionam a Rádio Espírito Santo e a TV Educativa (apesar da recente reforma) e de falta de segurança externa na sede da TVE, além de questões mais simples como o serviço de internet.
Durante a reunião foram solicitadas informações sobre o projeto do novo Plano de Carreiras que os servidores estão aguardando há anos, bem como sobre a realização do concurso público para reposição do quadro. Há anos muitos servidores fazem acúmulo de função e boa parte dos serviços é feita por estagiários, tanto na Rádio quanto na TVE. Segundo a diretoria da autarquia, a proposta do Plano de Carreiras está em análise na Secretaria de Estado de Recursos Humanos (Seger) e o concurso público deverá acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
Foram solicitadas, também, informações sobre as verbas orçamentárias da RTV-ES nos últimos três anos e a receita comercial da Rádio bem como investimentos realizados naquele período e os previstos para este ano.
O objetivo da reunião é encontrar soluções para os problemas enfrentados pela categoria. Para a direção do Sindicato o direito à informação, com a pluralidade de opiniões é um direito do cidadão que deve ser garantido, em especial por meios públicos, como é o caso do Sistema RTV/ES, que é uma estatal.
“Ao cobrar melhores condições de trabalho para os jornalistas estamos defendendo também o direito à informação do cidadão capixaba”, destaca a presidente do Sindicato, Marília Poletti.
História – Apesar de uma trajetória de dificuldades financeiras, o Sistema RTV-ES teve uma “época de ouro” quando produzia conteúdo diversificado e de interesse da população. No final dos anos 80, a TVE chegou produzir 14 programas. A programação local ocupava quase uma manhã inteira. A Rádio ES foi líder de audiência várias vezes.
Na avaliação do Sindicato dos Jornalistas a vontade política do Governo do Estado é fundamental para que as emissoras possam incrementar uma programação cultural e jornalística diferenciada para a população capixaba a exemplo do que vem fazendo ao longo dos anos.
Reunião – A reunião aconteceu na quinta-feira (21/3) na sede da Rádio ES, entre os diretores do Sindicato dos Jornalistas, Marília Poletti e Douglas Dantas e a direção do Sistema RTV-ES representada por Marília Targueta (diretora da TVE); Ricardo Ianotti; (diretor da Rádio ES); Rose Duarte (diretora administrativo-financeiro da RTV/ES) e Sérgio Egito (diretor-presidente da RTV-ES). Representaram o Sindipúblicos, a vice-presidente, Maria Madalena Lyra e o diretor, André dos Santos.